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27/01/2011 19h58 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Dicas para uma produtividade Ninja com a Caixa prioritária do Google

Noah Mera
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Número de passos: 8

O Google lançou em 2010 uma ferramenta que prometeu revolucionar o jeito como lidamos com nossos e-mails. A Priority Inbox (caixa prioritária em português) é uma solução automatizada que identifica quais são os e-mails mais importantes para o usuário com base em dados como por quem o e-mail foi enviado, a quantas pessoas este e-mail foi dirigido e palavras-chave do assunto e corpo da mensagem.

O próprio usuário também educa o sistema, adicionando e-mails que julga importantes e rebaixando aqueles que o sistema classificou como prioritários por engano.

E todos sabem que quando o google acerta, é pra valer. A caixa prioritária é tão impressionante quanto o filtro de spam do gmail e realmente provoca um ganho de produtividade do jeitinho que o google programou. Mas se você procura maneiras de ganhar ainda mais produtividade, separamos três dicas úteis:

Priorize Os filtros

Passo 1. Com a caixa prioritária os filtros ganharam uma nova funcionalidade excelente (ainda mais se você é um usuário massivo de filtros, como nós). Agora ao editar ou criar um filtro você pode marcar as opções “Sempre marcar como importante” ou “Nunca marcar como importante”.

Passo 2. Mesmo que você diga que logo o gmail vai aprender o que é importante dentro dos seus filtros, a principal utilidade desta ferramenta é ensinar de uma vez só, sem perda de tempo, mensagens que você considera importantes (ou dispensáveis).

Filtros do Gmail (Foto: Reprodução/Noah Mera)Filtros do Gmail (Foto: Reprodução/Noah Mera)

Customize Sessões

Passo 3. A caixa prioritária vem com três sessões padrão: “Importante” e não “lidas”, “Com estrela” e “Todas as demais”. É um grande ponto de partida para esta nova visão, mas você pode querer modificar aquilo que cada sessão mostra. Existe até uma quarta sessão que você pode criar e definir caso deseje.

Passo 4. Há uma seta próximo a cada titulo de sessão, pressione a seta para abrir um menu com as opções para aquela sessão especifica.

Passo 5. Você pode clicar em “Mais opções…” para ativar a sessão que mostra o conteúdo de um marcador específico.

Sessões do Gmail (Foto: Reprodução/Noah Mera)Sessões do Gmail (Foto: Reprodução/Noah Mera)

Começando do Zero

Passo 6. No sistema antigo de classificação de mensagens importantes (a “estrelinha”) é comum que o usuário marque as mensagens e nunca mais retorne para o processamento destas mensagens. A caixa prioritária foi desenhada para ser um sistema de processamento melhor que este. Pode ser que você queira deixar o recurso da estrela para e-mails que exijam uma próxima ação, neste caso o melhor é começar zerando a área de estrelas.

Passo 7. Para fazê-lo clique em “Visualizar Com estrela” à direita da sessão “Com estrela” então use o menu da caixa de opção e selecione “Todos”. Esta ação irá selecionar todas as mensagens exibidas na pagina então selecione “Mais ações” e remover estrela. Repita até limpar a caixa.

Passo 8. É uma maneira um tanto drástica de eliminar suas mensagens com estrela, mas pode te ajudar muito no processamento da sua caixa prioritária.

Gmail (Foto: Reprodução/Noah Mera)Gmail (Foto: Reprodução/Noah Mera)
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