Áudio e Vídeo

18/01/2011 17h29 - Atualizado em 28/10/2013 15h01

Como remover ruídos de áudio?

Bernardo Cury
por
Da redação

Você possui e edita algum podcast em seu site ou blog? Se sim, sabe que muitas vezes o áudio é atrapalhado por aquele ruído sonoro que estraga completamente a conversa e a deixa parecendo uma ligação ruim de telefone. Para isso não se repetir mais, neste tutorial do TechTudo você aprenderá a remover o ruído de uma faixa de audio de forma rápida e fácil no editor de áudio Audacity.

Passo 1. Instale o Audacity em seu computador.

Passo 2. Abra seu arquivo no Audacity e procure o maior silêncio contínuo na faixa de áudio. Isso serve para encontrar uma base do "ruído" para que o programa saiba o que procurar. Você pode tocar o áudio e procurar algum silêncio e quando o fizer, clique em "Stop" e destaque o silêncio, clicando e arrastando. Praticamente é como escolher qualquer outra coisa.

Retire o ruído de áudio (Foto: Reprodução/Bernardo Cury)Retire o ruído de áudio (Foto: Reprodução/Bernardo Cury)

Passo 3. Em seguida, vá para “Effect” e “Noise Removal”. Surgirá uma janela pop-up, clique no botão "Get Noise Profile" e a janela desaparecerá.

Passo 4. Depois, selecione a parte da faixa que você deseja remover o ruído e então pressione "Control" e a tecla "A" para selecionar tudo.

Passo 5. Mais uma vez, vá em “Effect” e “Noise Removal”. Ao mover a área "Noise Reduction ", você está dizendo o quanto o Audacity deve filtrar. Quanto mais movê-lo para direita, mais forte será e quanto mais movê-lo para esquerda, mais sútil será.

Editando no Audacity (Foto: Reprodução/Bernardo Cury)Editando no Audacity (Foto: Reprodução/Bernardo Cury)

Passo 6. Você pode clicar no botão "Preview " se você quiser ouvir um pequeno trecho da faixa.

Passo 7. Clique em “OK” quando estiver pronto.

Passo 8. Por fim, escute como ficou e se não estiver satisfeito, pode pressionar "Control" mais a tecla "Z" para desfazer a ação e começar de novo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares