Áudio e Vídeo

11/02/2011 16h54 - Atualizado em 21/10/2013 09h00

Como cortar trechos de músicas em MP3 com o Audacity?

Emerson Alecrim
por
Para o TechTudo

Quem é que nunca teve vontade de retirar um trecho de uma música em MP3? A introdução pode ter um longo discurso do cantor; o final pode ter um ruído incômodo; o arquivo pode continuar com vários segundos de silêncio depois que a canção termina, ... Motivos não faltam para isso.

Confira também o tutorial: como baixar músicas na Internet legalmente e grátis

Felizmente, você não precisa ser um especialista em edição de áudio para remover alguns trechos de músicas em MP3. É possível executar essa tarefa facilmente com o programa Audacity. E é o que você verá neste tutorial.

Cortando trechos de arquivos em MP3 com o Audacity

Passo 1. Baixe o programa Audacity no BaixaTudo e a biblioteca LAME. Não se preocupe, pois ambos são gratuitos e possuem versões compatíveis com vários sistemas operacionais.

Passo 2. Execute os dois arquivos para instalá-los. Esse passo é trivial, bastando seguir, em ambos os casos, as orientações de instalação que aparecem na tela. Observe, no entanto, que você deve guardar o caminho em que se localiza o LAME, que pode ser, por exemplo, C:\Program Files\Lame For Audacity (verifique o caminho em seu computador).

Passo 3. Agora, você deve abrir o Audacity. Se o programa não estiver em português do Brasil (e se você desejar esta opção), pressione os botões "Ctrl" e "P" ao mesmo tempo e, na janela que surgir, vá em "Interface" e escolha o nosso idioma.

Passo 4. Depois de configurar o idioma, vá em "Bilbiotecas" (ou correspondente) e clique no botão "Localizar", em "Biblioteca MP3". Informe o caminho da biblioteca LAME, que você guardou anteriormente, e vá clicando em Ok até voltar para a interface principal do programa. Sem este procedimento, você não conseguirá salvar seus trabalhos realizados com o formato MP3.

Carregando a biblioteca LAME no Audacity (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Carregando a biblioteca LAME no Audacity (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 5. Agora você deve carregar no Audacity a música à ser editada. Para isso, vá em "Arquivo > Abrir" e encontre o arquivo em questão. Ao realizar este procedimento, você verá que o programa exibirá uma espécie de gráfico de onda, que representa a música ao longo do tempo.

Música carregada no Audacity (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Música carregada no Audacity (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 6. Clique no botão Play para ouvir a música. Você verá que uma linha percorrerá o gráfico para informar o andamento do áudio. Preste atenção nesta parte para localizar o trecho que deve ser cortado, isto é, para saber onde começa e onde termina, no gráfico, a parte a ser retirada.

Passo 7. Localizou? Muito bem! Agora clique com o botão esquerdo do mouse no ponto inicial do corte, no gráfico, e, sem soltar, arraste o cursor até o ponto final. Se precisar, você pode ajustar o começo ou o término arrastando as correspondentes linhas para a esquerda ou para a direita, conforme a necessidade.

Selecionando no Audacity o trecho a ser cortado (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Selecionando no Audacity o trecho a ser cortado (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 8. Definida a área a ser cortada, pressione o botão "Delete" em seu teclado. Perceba que o trecho selecionado sumirá. Agora clique no ponto que indica o início da música e aperte Play para confirmar se o procedimento deu certo. Compare o gráfico do gráfico abaixo com a imagem anterior para ter uma ideia do trecho que foi cortado.

O trecho selecionado foi eliminado (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)O trecho selecionado foi eliminado (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 9. Com o corte finalizado, basta salvar o seu trabalho. Para isso, vá em "Arquivo > Exportar", defina um nome e escolha um local. Você também pode escolher o formato. Clique em "Salvar", preencha as informações da canção (se quiser) e aguarde a exportação.

Pronto, agora é só curtir a música!

Perceba que esse procedimento também funciona com outros formatos de arquivo e que, embora esse tutorial tenha sido baseado no Windows, você pode executá-lo também em Linux e Mac OS, podendo haver pequenas diferenças entre os passos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Pinto
    2013-09-25T15:21:09

    Olha muito bom esse tutorial. Devido a minha limitaçao demorei um pouco mas parabens. Muito bom Abraço.

  • Gilberto Paisani
    2013-10-16T15:08:33

    Ola Emerson Seu tutorial sobre o Audacity me ajudou muito, por isso te agradeço! Porém tenho problemas com baixar o LAME, pois alem de ter diversa versões sempre que tento baixar vem uma enxurrada de soft oportunistas junto, tipo Baidu, Bonanza, Iminent e outros trastes, e isso sem eu autorizar nada! Peço a vc então, se possivel, informar qual a versão do Lame, seu tamanho e formato, e um local confiavel para baixar o dito cujo. Sempre que tento sou direcionado para sites que não da para confiar. É isso! Agradeço desde já sua atenção!