Internet

22/02/2011 19h20 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Aprenda a mensurar a relevância das palavras-chave com o Google Insights

Camila Porto
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativos necessários: Google Insights para Pesquisa
Passos: 10

Conhecer a relevância de palavras-chave é fundamental para qualquer profissional que trabalhe com internet. Seja você um profissional de SEO, varejista on-line, redator, blogueiro profissional ou amador, conhecer a relevância das palavras é fundamental para o sucesso da sua empresa na web.

O Google, como todos sabem, é o buscador mais popular do Brasil. Todos os dias milhões de pessoas realizam buscas no site, o que acaba alimentando uma base de dados de respeito. E é através da base de dados de pesquisas feitas no Google que a ferramenta "Google Insights para Pesquisa" funciona.

Com ela, é possível saber quando determinado termo é mais procurado e entender quando investir em palavras-chaves no período ideal.

Encontre as melhores palavras-chave

Termos da pesquisa (Foto: Reprodução/Camila Porto)Termos da pesquisa (Foto: Reprodução/Camila
Porto)

Passo 1. Acesse o "Google Insights para Pesquisa".

Passo 2. Em “Termos de pesquisa”, insira as palavras que você deseja conhecer o desempenho de busca ou faça comparações.

Delimitar os filtros de conteúdo (Foto: Reprodução/Camila Porto)Delimitar os filtros de conteúdo (Foto: Reprodução/
Camila Porto)

Passo 3. Para delimitar o período da busca, o local e as categorias, aplique os filtros de conteúdo na área “Filtro”. Há quatro opções.

Passo 4. Clique em “Pesquisar” para iniciar a comparação entre as palavras-chave.

Passo 5. Assim que a pesquisa for concluída, o "Google Insights para Pesquisa" fornecerá três áreas com informações sobre os termos pesquisados. A primeira é o “Interesse com o passar do tempo”, por onde é possível visualizar o desempenho de cada palavra de acordo o tempo delimitado por você.

Desempenho com o passar do tempo (Foto: Reprodução/Camila Porto)Desempenho com o passar do tempo (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 6. Mais abaixo, há os dados de “Interesse regional”, por onde é possível acompanhar o desempenho de cada palavra-chave de acordo com o estado do país. Aqui, as informações são obtidas por meio do IP dos usuários Google.

Interesse pela palavra de acordo com a região (Foto: Reprodução/Camila Porto)Interesse pela palavra de acordo com a região (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Termos de pesquisa semelhantes (Foto: Reprodução/Camila Porto)Termos de pesquisa semelhantes (Foto:
Reprodução/Camila Porto)

Passo 7. Em “Termos de pesquisa”, o Google oferece uma lista com mais 10 palavras-chave semelhantes às que foram pesquisadas. À partir destes dados, é possível criar uma base de termos chave para usar em campanhas online, textos, descrições de produtos e no Adwords, por exemplo.

Desempenho de outras palavras (Foto: Reprodução/Camila Porto)Desempenho de outras palavras (Foto: Reprodução
/Camila Porto)

Passo 8. Para conhecer o desempenho das outras palavras em cada um dos quadros, clique na seta ao lado da palavra e conheça os resultados dos outros termos.

Passo 9. Se você desejar inserir os dados da sua pesquisa em algum site, basta clicar em “Incorporar este gráfico”, copiar e colar o código fornecido pelo Google.

Incorporar o gráfico em outro site (Foto: Reprodução/Camila Porto)Incorporar o gráfico em outro site (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 10. Caso você precise realizar o download dos dados para usar em uma apresentação ou enviar por email, vá até o topo da página e clique em “Fazer download como CSV” para exportá-los para Excel ou Google Docs.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares