Sistemas Operacionais

22/02/2011 13h59 - Atualizado em 29/08/2016 11h54

Como tirar print no Mac

Ramon Cardoso
por
Da redação

Apesar de muitas pessoas afirmarem que o Windows é uma cópia do Mac OS X, muitas divergências são notórias e podem causar confusão na cabeça dos usuários que não estão familiarizados com o sistema da Apple. Por esse motivo, algumas atividades consideradas básicas no Windows podem se tornar muito complexas quando o sistema utilizado é o seu rival.

Apple muda nome do OS X; macOS Sierra marca chegada da Siri ao Mac

É o caso de tirar print, por exemplo. Se você tem um Mac em casa — ou costuma utilizá-lo em algum lugar — e nunca precisou ou parou para pensar em como capturar tela, pode ter uma surpresa. Em primeiro lugar porque, diferente dos teclados para Windows, os teclados do Mac não possuem uma tecla específica para isso (PrtScn — Print Screen). O segundo ponto, deve-se ao fato de os adeptos da maçã não precisarem de nenhum programa para salvar as imagens capturadas.

Portanto, se essa é uma dúvida sua (ou passou a ser a partir de agora), acompanhe o passo a passo deste tutorial e aprenda como tirar um print (screenshot) no Mac de forma simples e rápida.

Teclado de Mac (Foto: Reprodução)Teclado de Mac (Foto: Reprodução)

Passo 1. Escolha o formato que a imagem será salva: PNG ou PDF. Para isso, execute o Terminal, digite "defaults write com.apple.screencapture type [pdf ou png]” e tecle "Enter". É necessário reiniciar o sistema para que as modificações tenham efeito se quiser a troca. O padrão é usar PNG, pela Apple.

Command+Shift+3 no teclado do Mac (Foto: Reprodução/TechTudo)Command+Shift+3 no teclado do Mac (Foto:
Reprodução/TechTudo)

Tirar print da tela inteira

Passo 2. Para capturar uma tela inteira, aperte a seguinte sequência de teclas: Command+Shift+3.

A imagem capturada será salva em formato PNG na sua área de trabalho.

Tirar print de apenas um pedaço da tela

Passo 3. Caso deseje capturar apenas uma área da tela, a sequência é: Command+Shift+4. Nesse caso, o ponteiro do mouse será utilizado para selecionar (clicando e arrastando) a área que será capturada e salva na área de trabalho.

Passo 4. Para capturar uma janela específica, utilize a mesma sequência anterior (Command+Shift+4) seguida de barra de espaço. Feito isso, basta clicar com o mouse na janela desejada. A imagem também será salva na área de trabalho.

Passo 5. Quando a sua intenção for utilizar a tela capturada em algum programa, utilize qualquer sequência seguida da tecla Ctrl.

Com esse atalho, a imagem ficará na área de transferência para ser "colada" no programa escolhido.

Com esses comandos, usuários de Windows que utilizam Mac em algumas situações e donos recentes de computadores da Apple poderão escolher a melhor forma de realizar a captura de tela em seu computador. 

Além dessas alternativas, o Mac OS vem equipado com um software chamado Grab, que permite o salvamento de imagem com qualidade superior, em formato TIFF (Tagged Image File Format).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares