18/02/2011 12h25 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

Remova o ruído de suas fotos digitais de um jeito bem rápido

Emerson Alecrim
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Noiseware Community Edition
Número de passos: 4

Você tirou diversas fotos com seus amigos naquela festa inesquecível, mas ao ver as imagens percebe que algumas delas estão com "ruído", isto é, com uma espécie de granulação formada por pequenos pontos coloridos. Esse problema pode ter diversas causas, como iluminação inadequada ou ajuste incorreto da câmera, por exemplo. Mas não se desespere: com o programa Noiseware Community Edition você pode amenizar o ruído de suas fotos ou até mesmo eliminá-lo.

Usando o Noiseware Community Edition para remover ruído de fotos

Passo 1. A primeira coisa que você deve fazer é baixar o Noiseware Community Edition. O programa é gratuito, mas no site do desenvolvedor é possível encontrar versões pagas que oferecem mais recursos. Para o que vamos fazer aqui, a edição gratuita é suficiente. A instalação da ferramenta é trivial: Vá clicando em "Next" até finalizar o procedimento;

Passo 2. Abra o programa e clique no botão "Open", no canto esquerdo superior. Em seguida, na janela que surgir, localize a imagem que você deseja retirar o ruído. A foto será carregada no Noiseware, como mostra a figura a seguir;

Adicionando uma imagem no Noiseware (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Adicionando uma imagem no Noiseware (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 3. Observe que na interface da ferramenta há um menu suspenso acompanhado de um botão com os dizeres "Go", no lado direito superior. Com a imagem carregada, basta clicar neste botão e o Noiseware imediatamente começará a remover o ruído. Perceba que você pode escolher outros ajustes selecionando as opções existentes no mencionado menu;

Imagem com ruído removido pelo Noiseware (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Imagem com ruído removido pelo Noiseware (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 4. Quando o programa terminar o procedimento, você verá imediatamente que a foto estará mais "suave" (perceba a diferença comparando a figura acima com a imagem anterior). Se estiver satisfeito com o resultado, basta salvar a imagem. Para isso, clique no botão "Save As", ao lado de "Open". Em seguida, escolha um nome e um local para guardar a figura. É recomendável não sobrescrever a foto original, para o caso de você se arrepender do resultado final.

Antes de finalizar, uma dica: Se você quiser fazer um teste do tipo "antes e depois" no Noiseware, basta clicar na imagem com o botão esquerdo do mouse. Com isso, ela voltará ao estado original. Quando você soltar o botão, o resultado final será exibido novamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Suelly Ladislau
    2012-05-31T20:34:32

    Valeu pela dica! o aplicativo e muito bom, fácil de instalar e leve. Vi o resultado em menos de 5 segundos... mto bom!