Internet

07/02/2011 15h14 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Saiba como criar posts no WordPress que apareçam somente no seu feed RSS

Alessandro Salvatori
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Número de passos: 4

Ok, você tem um blog com um bom público e muitos assinantes de RSS. Parabéns. Mas não seria interessante se houvesse uma maneira de, vez ou outra, publicar conteúdo apenas no feed, como por exemplo, promoções ou pequenos avisos? Na verdade isto é possível sim, mas com a ajuda de um plugin gratuito. Aprenda como implementá-lo:

Passo 1. Criar categoria para o RSS

A primeira coisa a fazer é criar uma categoria especial que determinará quais os posts aparecerão somente no RSS e não no seu site. No menu esquerdo do painel de controle, vá em “Posts” e selecione “Categorias”. Crie uma nova categoria chamada “Somente RSS” (este nome é um exemplo, você pode escolher o que preferir).

Adicionando uma nova categoria  (Foto: Reprodução/Alessandro Salvatori)Adicionando uma nova categoria (Foto: Reprodução/Alessandro Salvatori)

Passo 2. Adicionar o plugin

Mais abaixo do menu do WordPress, você encontra a opção “Plugins”. Escolha “Adicionar novo”.

Instalando o plugin (Foto: Reprodução/Alessandro Salvatori)Instalando o plugin (Foto: Reprodução/Alessandro Salvatori)

No campo de busca, introduza o nome do plugin que usaremos: “Advanced Category Excluder”. Ele deve aparecer como o primeiro da lista. Clique em “Instalar agora” e siga as instruções.

Caso você queira baixar o arquivo do plugin e subi-lo diretamente para o servidor via FTP (na pasta wp-contents/plugins), pode fazê-lo através deste link.

Passo 3. Configurar a categoria

Advanced Category Excluder (Foto: Reprodução/Alessandro Salvatori)Advanced Category Excluder
(Foto: Reprodução/
Alessandro Salvatori)

Com o plugin instalado e ativado, aparecerá um novo menu na coluna da esquerda, denominado "ACE". É onde determinaremos quais categorias serão escondidas dos leitores no seu site. Abra-o e selecione “Categories”.

Uma lista das seções de seu blog divididas em colunas será apresentada: Arquivo, Home (que é a página de início), RSS dos posts, RSS dos comentários, Busca, Páginas, Posts individuais e Robots de busca.

Quando você marca uma categoria em determinada seção, todos os posts marcados por ela ficam escondidos dos seus leitores. Por exemplo: se você marcar na seção “Archive” à categoria “Somente RSS”, todos os posts marcados com ela não aparecerão nos arquivos do blog.

Seguindo esta lógica, marcaremos esta categoria em todas as colunas, com exceção daquela “RSS Posts”. Assim, ela só será publicada no feed e em mais nenhum outro lugar do site.

Selecione as diversas seções do blog (Foto: Reprodução/Alessandro Salvatori)Selecione as diversas seções do blog (Foto: Reprodução/Alessandro Salvatori)

Passo 4. Publicar o post exclusivamente para o RSS

Agora é só publicar o texto que você quiser e categorizá-lo como “Somente RSS”. Se você tiver seguido todos os passos, ele deverá aparecer apenas para os assinantes do seu feed e não no seu site.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares