Sistemas Operacionais

03/02/2011 17h48 - Atualizado em 18/04/2012 16h13

Como iniciar o Windows XP mais rápido

Fernanda Cavalcanti
por
Da redação

Se você acha que seu computador demora muito tempo para ligar, o TechTudo preparou algumas dicas para resolver esse incômodo. Com o ajuste de alguns recursos do Windows XP, é possível reduzir o tempo de inicialização do seu computador. Siga os passos:

System Mechanic (Foto: Reprodução)System Mechanic (Foto: Reprodução)

Limpando o registro

Uma opção que pode ajudar a acelerar o tempo de inicialização da sua máquina é a limpeza do Registro, já que durante o processo, o sistema operacional lê e carrega essas informações. Para isso, adote uma ferramenta de limpeza como o System Mechanic.

Passo 1. Baixe e instale o System Mechanic.

Passo 2. Com o programa aberto, clique na guia "System", depois em "Clean System Registry", e marque as unidades a serem limpas. Para iniciar a limpeza, clique em "Start".

Passo 3. Ao finalizar o processo, aperte a tecla Del para apagar as entradas de registro inválidas;

Há outros programas que também fazem esse tipo de limpeza, tal como os gratuitos MV RegClean e o CCleaner (tutorial aqui). Escolha um deles e faça uma faxina periodicamente.

BootVis (Foto: Reprodução)BootVis (Foto: Reprodução)

Reduzindo o peso do sistema

Para melhorar ainda mais o desempenho do seu computador, use o BootVis. Essa ferramenta é específica para Windows XP, e consiste em otimizar o tempo de inicialização da máquina.

Passo 4. Baixe e instale o BootVis.

Passo 5. Abra a ferramenta e acesse Menu > Trace > Next Boot + Driver Delays. Confirme a escolha e espere o computador reiniciar. 

Passo 6. Uma janela indicará que o programa está em ação, e em seguida ele mostrará o resultado da análise em gráficos. Clique em "Decrease the size of the graphs" para encaixar todos os gráficos na tela.

Pode-se ver uma linha marrom, que marca o término do processo de inicialização. Para ver o tempo que durou o processo, basta colocar o mouse no quadrado encontrado no topo da linha marrom;

Gráficos do BootVIs (Foto: Reprodução)Gráficos do BootVIs (Foto: Reprodução)

Passo 7. Abra o programa e na opção "Trace", clique em "Optimize System". Novamente a máquina será reinicializada, desta ver com algumas otimizações incorporadas no processo;

Usando o Utilitário de Configuração do Sistema

Passo 8. O programa Utilitário de Configuração do Sistema, ou MSConfig, permite desativar alguns aplicativos carregados durante o boot do sistema. Para executar o programa, clique em Iniciar > Executar e digite "msconfig" (sem aspas).

Passo 9: Quando o programa abrir, clique na aba "Inicializar" (Cuidado! Apenas nessa aba). Você verá quais os programas que podem ser desligados sem prejuízos.

Preste atenção para não desativar nenhum antivírus, firewall, ou driver de alguma placa instalada em seu computador.

Programas como o "Google Updater", os programas de sua impressora e o Winamp, como no caso abaixo, podem ser desativados. Essa limpeza não desativará eles para sempre; apenas os removerá da lista de carregamentos durante a inicialização do sistema. Sempre que necessário, você poderá ativá-los manualmente.

MSConfig (Foto: Reprodução)MSConfig (Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares