Editores

14/02/2011 18h53 - Atualizado em 27/05/2013 15h01

Uma forma mais ousada e criativa de apresentar ideias – Prezi

Roberto Tostes
por
Para o TechTudo

Novas ideias são vendidas também pela forma de se apresentar. Então, se você quer algo novo e diferente das telas de PowerPoint ou similares em sites como Slideshare ou Scribd, agora existe uma opção mais dinâmica e interativa: o Prezi.

Prezi (Foto: Reprodução)Prezi (Foto: Reprodução)

O aplicativo parte do conceito de ser um grande quadro negro digital, com recursos de zoom, movimentação, e uma lógica que permite colocar todas as informações em uma única tela.
Cadastre-se no Prezi e crie sua conta grátis, e confira algumas dicas básicas que o TechTudo preparou para você criar a sua apresentação.

Quer um exemplo de uma apresentação criada no Prezi? Clique aqui.

Passo 1. Ao começar, você vai acessar uma tela em branco com grade de linhas azuis e um menu, o principal do aplicativo, à esquerda no alto, usado para que você interaja em todas as etapas do processo. Clique em qualquer lugar e comece a inserir títulos, subtítulos e textos complementares, posicionando-os em qualquer posição, sem limitação de espaço.

Colocando títulos e subtítulos na sua apresentação (Foto: Reprodução)Colocando títulos e subtítulos na sua apresentação (Foto: Reprodução)

Passo 2. Após inserir todos os elementos, utilize o botão redondo chamado “zebra” para mover, aumentar, diminuir ou girar cada um deles, conforme a ordem e hierarquia que você planejou

Editando elementos no Prezi (Foto: Reprodução)Editando elementos no Prezi (Foto: Reprodução)

Passo 3. Monte o quadro geral relacionando as etapas de sua ideia/projeto com todos os elementos necessários para ilustrar o conteúdo: Fotos, desenhos, gráficos, organogramas, fluxogramas , etc. Você também pode inserir vídeos, documentos (PDF) e desenhos vetoriais. Veja um exemplo abaixo de um quadro geral já montado:

Exemplo de uma apresentação (Foto: Reprodução)Exemplo de uma apresentação (Foto: Reprodução)

Passo 4. Para finalizar, crie o caminho e a sequência da apresentação (path). Você poderá programar a ordem e apresentação das imagens com deslocamentos na tela, zooms e rotações, como se você tivesse uma câmera de cinema em mãos e pudesse 'passear' pela sua apresentação. Aproveite bem os espaços e as possibilidades de movimento.

Animando a sua apresentação no estilo movimento de câmera (Foto: Reprodução)Animando a sua apresentação no estilo movimento de câmera (Foto: Reprodução)

Passo 5. Teste o resultado final com a opção "show".

O Prezi funciona como como se fosse um filme, dando dinâmica e mostrando os detalhes de cada uma das etapas. Se quiser fazer mudanças, volte e edite mais detalhes da sua montagem geral.

Com a apresentação pronta, é só salvar, divulgar e mostrar sua ideia. Você pode mandar o link por e-mail ou inserir em um blog ou site com muito mais impacto do que uma apresentação tradicional.

Fácil de usar e rápido para mudar e alterar, o Prezi é uma ferramenta com a cara das grandes mudanças pelas quais a web está começando a passar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares