Sistemas Operacionais

21/03/2011 12h04 - Atualizado em 17/03/2014 12h46

Aprenda a criar e usar o ponto de restauração no Windows 7

Ramon Cardoso
por
Da redação

A Microsoft disponibliza aos usuários a opção de criar pontos de restauração, um recurso simples que pode diminuir o estrago quando o sistema para de funcionar. Os prejuízos podem ser grandes, desde a perda de fotos e músicas a documentos importantes de trabalho. Acompanhe as dica e aprenda a evitar surpresas desagradáveis.

Baixo interesse no Windows 8 faz Mozilla abandonar Firefox ‘metro’

Criando o ponto de restauração

Passo 1. Abra o menu "Iniciar" e digite os termos "Criar ponto de restauração" no campo de busca.

Ponto de restauração do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)Para criar um ponto de restauração, vá em Painel de Controle (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Clique sobre o resultado exibido (Criar ponto de restauração) e, na aba "Proteção do Sistema", clique sobre a opção "Criar...".

Passo 3. Defina um nome para o ponto de restauração a ser criado e clique em "Criar". Uma dica é utilizar termos que especifiquem o período anterior à instalação de algum programa ou modificação do sistema.

Ponto de restauração do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)Dê um nome para o ponto de restauração do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)

Restaurando o sistema

Passo 4. Para retornar o sistema ao momento anterior à criação da modificação, clique novamente no menu "Iniciar" e, desta vez, digite o termo "Restauração do Sistema".

Passo 5. Selecione a primeira opção exibida, marque a opção "Escolher ponto de restauração" e clique em "Avançar".

Ponto de restauração do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)Restaure o sistema a partir de um ponto de restauração do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 6. Na lista, busque o ponto correspondente ao momento para o qual o sistema será restaurado e clique em "Avançar".

Passo 7. Para iniciar a restauração, clique em "Concluir" e aguarde o término do processo.

Para maior segurança e garantia da integridade do sistema, recomendamos que sejam criados pontos de restauração a cada alteração significativa no sistema, como instalação de programas e modificações do registro. O ponto de restauração não exclui seus arquivos, ele apenas recupera eventuais arquivos de sistema apagados e retorna o o computador para um estado anterior à modificação.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Deixe seu comentário no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares