Codecs

11/03/2011 13h43 - Atualizado em 15/08/2012 14h38

Como ativar legendas em seus filmes e vídeos com o K-Lite Codec Pack

Ramon Cardoso
por
Da redação

É muito comum encontrarmos filmes e vídeos com opções de legenda em um arquivo separado, geralmente no formato SRT. De olho nisso, muitas TVs que possuem entradas USB para a reprodução de formatos de vídeo são capazes de reconhecer automaticamente esse tipo de arquivo e adicionar legendas aos filmes. É o caso, por exemplo, da LG Time Machine, para a qual o TechTudo dedicou um espaço explicando como deixar a legenda amarela e com fonte maior.

Porém, diferente do que ocorre nos aparelhos de TV com esse recurso, nossos computadores parecem não ser inteligentes o suficiente para reconhecer os arquivos de legenda e adicioná-los ao filme que está sendo reproduzido, o que nos obriga a buscar formas alternativas para isso. Uma opção é utilizar o K-Lite Codec Pack que, além de possuir recursos para adição de legendas, tem codecs para reprodução de quase todos os formatos de vídeo. Veja como funciona:

Passo 1. Baixe o K-Lite Codec Pack no TechTudo Softwares e instale-o em seu computador.

Passo 2. Após a instalação, clique no "Menu Iniciar" e localize o diretório "K-Lite Codec Pack" na lista de programas.

Passo 3. Clique em "Configuration" e selecione a opção "ffdshow video decoder".

Passo 4. Na janela que se abrir, desça a barra de rolagem até encontrar a opção "Subtitles" e marque a caixa correspondente, do lado esquerdo.

Ativando a opção de legenda (Foto: Reprodução/TechTudo)Ativando a opção de legenda (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 5. Coloque o arquivo de vídeo (geralmente em AVI) e o arquivo de legenda (SRT) no mesmo diretório e com o mesmo nome.

Pasta com filme e legenda (Foto: Reprodução/TechTudo)Pasta com filme e legenda (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 6. Reproduzir o vídeo ou filme no Windows Media Player para que o plug-in identifique e exiba a legenda adicionada.

Nas configurações do FFdShow Video Decoder também é possível aterar a fonte, as cores de contorno e preenchimento e o tamanho da legenda. Dessa forma, você pode confiugar o programa para exibir as legendas de acordo com as suas preferências e garantir a visibilidade dos textos mesmo nas cenas mais claras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares