Internet

29/03/2011 12h36 - Atualizado em 22/10/2013 12h48

Como criar backup e restaurar um perfil de usuário do Google Chrome

Gabriel Ribeiro
por
Da redação

Uma das piores coisas quando formatamos nosso computador ou precisamos reinstalar um programa é perder todas as informações de utilização armazenadas e ter que começar as configuração e definições de preferências do zero. Isso ocorre tanto com o próprio sistema operacional - com a perda de atalhos, programas instalados etc. - quanto com programas mais simples, como navegadores, por exemplo.

No caso deste último grupo de programas, com o tempo de utilização, é comum que seja criado um perfil de usuário com as personalizações do software de acordo com nossas preferências e necessidades. Essa personalização inclui o armazenamento de favoritos, senhas, histórico de navegação e muitos outros itens que, apesar de simples, podem fazer muita falta em um navegador 0 Km.

Esta dica do TechTudo é para você que deseja salvar as informações do seu perfil do Google Chrome para utilizá-la posteriormente em um eventual caso de necessidade. Basta acompanhar o passo a passo abaixo para descobrir como utilizar o Google Chrome Backup.

Backup

Criação de backup do perfil de usuário do Google Chrome (Foto: Reprodução/TechTudo)Criação de backup do perfil de usuário do Google
Chrome (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 1. Baixe o Google Chrome Backup e instale-o em seu computador.

Passo 2. Abra o programa, clique em "Run Wizard!", selecione a opção "Backup" e clique em "Next".

Passo 3. Marque a opção "Backup default profile" e clique em "Next".

Passo 4. Clique em "Browse" e selecione o local onde o arquivo de backup será salvo.

Passo 5. Em seguida, clique em "Backup" para iniciar o processo. Você será perguntado se deseja limpar o cache do perfil. Caso deseje manter essas informações, clique em "Não".

Restauração

Restauração do perfil de usuário do Google Chrome (Foto: Reprodução/TechTudo)Restauração do perfil de usuário do Google Chrome
(Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 6. Para utilizar um arquivo de backup criado e restaurar as suas configurações do navegador, abra o Google Chrome Backup e clique em "Run Wizard".

Passo 7. Em seguida, marque a opção "Restore" e clique em "Next".

Passo 8. Clique em "Browse", localize o arquivo de backup (.GCB) em seu computador, e clique em "Next".

Passo 9. Marque a opção "Restore to default profile" e clique novamente em "Next".

Passo 10. Clique em "Restore" e, na janela de confimação, clique em "Yes". Agora é só aguardar o término da restauração.

Com essa dica, você poderá manter suas definições do Google Chrome mesmo após a reinstalação do navegador. Também é possível utilizar o arquivo de backup criado para levar as confiugrações para outros computadores. Para isso, basta copiar o arquivo .GCB, instalar o Google Chrome Backup na nova máquina e seguir os passos de restauração explicados acima.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares