04/03/2011 10h55 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Como esconder seu post até que alguém “curta” a sua página

Katia Resende
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Material/Aplicativos necessários: Fan Page no Facebook
Número de passos: 6

O número de Fan Pages no Facebook não para de crescer, seja para demonstrar o amor por uma banda ou para representar uma empresa na rede social que mais cresce no mundo. Todos os dias, esses representantes usam diferentes e criativas estratégias para tentar chamar a atenção do maior número de usuários possível, oferecendo conteúdo exclusivo e até sorteios.

Uma ideia interessante de se fazer é a de surpreender os seus usuários com um post escondido, que só deverá ser revelado quando eles curtirem a página. Dessa forma, além da expectativa, cria-se uma espécie de segredo entre os membros da Fan Page. Por exemplo: Que tal criar uma promoção, mas esconder as regras para ox não-fãs? Assim, ele só poderá saber como funciona o jogo depois de curtir a sua página.

Gostou da funcionalidade? Quer saber como colocá-la no seu site? Siga o passo a passo abaixo e descubra como:

Adicione o aplicativo FBML Estático à sua Fan Page (Foto: Reprodução/Katia Resende)Adicione o aplicativo FBML Estático à sua Fan Page
(Foto: Reprodução/Katia Resende)

Passo 1. No Facebook, procure pela página "FBML Estático"

Passo 2. Adicione o aplicativo à sua página. Você deverá escolher qual página ganhará esta funcionalidade.

Passo 3. Defina o conteúdo que será visto por qualquer um que visitar sua página. Aqui é a hora de fazer suspense: Comece uma história ou informação, mas só a complete se o fã 'curtir' a sua página.

Em sua página no Facebook, selecione o FBML em "Aplicativos" (Foto: Reprodução/Katia Resende)Em sua página no Facebook, selecione o FBML em
"Aplicativos" (Foto: Reprodução/Katia Resende)

Exemplo: “A Apple possui a tradição de atualizar seus principais produtos anualmente, e não foi dessa vez que esse costume foi quebrado. Nessa quarta-feira Steve Jobs apresentou... Quer saber mais? Curta nossa página.”

Cole o código no aplicativo FBML Estático (Foto: Reprodução/Katia Resende)Cole o código no aplicativo FBML Estático (Foto:
Reprodução/Katia Resende)

Passo 4. Defina o conteúdo que você deseja esconder; aquela que só será revelada para os fãs. Exemplo: “A Apple possui a tradição de atualizar seus principais produtos anualmente, e não foi dessa vez que esse costume foi quebrado. Nessa quarta-feira Steve Jobs apresentou para um auditório lotado a segunda geração do iPad.”

Passo 5. Agora vá até sua página no Facebook, clique em “Aplicativos” e localize o FBML. Escolha a opção “Ir para o Aplicativo”;

Passo 6. Escolha o nome do aplicativo (Exemplo: A novidade da Apple) e cole o código abaixo no campo "FBML", substituindo o texto de exemplo pelo seu próprio texto.

<div>
<fb:visible-to-connection>
<div>
A Apple possui a tradição de atualizar seus principais produtos anualmente, e não foi dessa vez que esse costume foi quebrado. Nessa quarta-feira Steve Jobs apresentou para um auditório lotado a segunda geração do iPad.</div>
<fb:else>
<div>
A Apple possui a tradição de atualizar seus principais produtos anualmente, e não foi dessa vez que esse costume foi quebrado. Nessa quarta-feira Steve Jobs apresentou... Quer saber mais? Curta nossa página.</div>
</fb:else>
</fb:visible-to-connection>
</div>

Agora basta colar o código no aplicativo FBML Estático e salvar. Pronto! Você já ativou a funcionalidade na sua página.

Que tal agora adicionar um canal do YouTube a sua página do Facebook? Ou então, se você ainda não tiver feito isso, integrar o Google Analytics a sua Fan Page e começar a monitorar a visitação. Caso contrário, continue vendo nossos tutoriais aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares