Produtividade

30/03/2011 18h49 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Como instalar o BrOffice no Debian, Ubuntu e derivados

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

Em um ambiente de escritório que utilize softwares opensource, o Open Office e o Libre Office são as opções preferidas - e gratuitas - para substituir o famoso Microsoft Office no Linux. Mas, estando acostumado com o Windows, você tem ideia de como instalar esses programas?

Se você usa Debian, Ubuntu, Knoppix ou qualquer outra distribuição derivada, pode contar com o APT-GET para instalar os programas de uma forma fácil, rápida, e o melhor de tudo: totalmente automática. Saiba como no passo a passo a seguir.

BrOffice (Foto: Reprodução)BrOffice (Foto: Reprodução)

Passo 1: Abra o terminal. Para abrir o terminal do Linux aperte Ctrl + Alt + F1. Você também pode utilizar o terminal abrindo uma nova janela do mesmo, dentro do próprio Linux.

Passo 2: Com o terminal aberto, faça login com a sua conta de usuário.

Passo 3: Atualize o apt-get com o comando:

sudo apt-get update -y

Dependendo da sua conexão com a Internet, o processo pode demorar alguns minutos; e dependendo da configuração do seu sistema, é possível que seja solicitada uma senha para fazer as alterações necessárias. Se você não tiver essa senha, entre em contato com a pessoa que instalou o Linux no seu computador.

Explicando: O comando sudo é o equivalente ao UAC (aquela tela chata do Windows Seven que fica perguntando quando você quer instalar um programa) do Linux. Já o Apt-Get é o programa que instala os outros softwares no Linux, como a App Store. O comando update atualiza a lista dos repositórios; e o -y evita que o computador fique perguntando o que fazer (nesse caso, "yes", ou "sim").

Passo 4: Depois que os repositórios foram atualizados, é hora de adquirir o aplicativo desejado - no caso, o BrOffice.org. Então digite:

sudo apt-get install broffice.org -y

Explicando: Novamente utilizamos o Apt-Get, mas dessa vez o programa não se limitará a atualizar a lista de repositórios. Dessa vez o Apt-Get buscará o programa no repositório, depois vai baixá-lo e o instalará na sua máquina automaticamente. Se sua conexão com a Internet estiver muito lenta o procedimento pode demorar algumas horas. Se esse for seu caso, aproveite para baixar durante a noite e programe-o para se desligar ao final utilizando o seguinte comando:

sudo apt-get install broffice.org -y; sudo halt

Nesse caso, além de instalar o BrOffice, o computador se desligará automaticamente ao término do processo, poupando energia elétrica.

Passo 5: Ao final da instalação, volte para o modo gráfico. Se você não colocou o computador para se desligar automaticamente, basta apertar as teclas CTRL+ALT+F7.

Pronto! Agora você já pode desfrutar da melhor suíte de escritório opensource existente no mercado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares