Tablet

21/03/2011 18h02 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Como monitorar suas atividades físicas usando seu Android

Rudolfh Bantim
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Cardio Trainer
Número de passos: 13
 

Cardio Trainer (Foto: Divulgação)Cardio Trainer (Foto: Divulgação)

Nunca se falou tanto em saúde e qualidade de vida como nos últimos tempos, pois com a rotina do dia-a-dia, a pressão, o estresse, precisamos sempre pensar em hábitos saudáveis, principalmente se quisermos viver mais e melhor. E uma forma de fazer isso é realizando atividades físicas.

Se você caminha, corre, anda de bicicleta, ou faz outras atividades físicas, e tem um smartphone Android, saiba que existe um aplicativo gratuito capaz de monitorar seus exercícios e armazenar todas as suas estatísticas: o Cardio Trainer.

Muitas vezes não temos disposição para fazer exercícios, mas com o Cardio Trainer rastreando a sua localização com o GPS em tempo real e traçando a sua rota em um mapa, medindo também a velocidade, o número de passos dados e quantas calorias foram gastas, tudo fica bem mais divertido.

Depois da corrida você ainda pode analisar seu desempenho no histórico das trajetórias, visualizar dados em gráficos e fazer comparações. Siga os passos e veja como verificar se você está evoluindo e aniquilando aquelas calorias extras:

Primeiros Passos

Cardio Trainer (Foto: Divulgação)Cardio Trainer (Foto: Divulgação)

Passo 1. Busque na Android Market o aplicativo "Cardio Trainer";

Passo 2. Clique em "Install" e aguarde o download e a instalação;

Passo 3. Abra o aplicativo no seu celular e você verá na tela os dias da semana e três botões logo abaixo. Caso queira uma ajudinha a mais para seu controle de peso, clique em “Calorific”, que é mais uma opção gratuita, para gerenciamento de uma alimentação saudável, e em seguida “download”;

Conhecendo o aplicativo

Passo 4. Retorne para tela principal do Cardio Trainer. Veja que há cinco níveis de recursos, logo abaixo dos botões. Falaremos aqui dos recursos gratuitos. No segundo nível, você encontrará o botão “+ Add Workout”, para adicionar atividade física complementar; o botão “History”, para acompanhar seus históricos; e o botão “Settings”, para alterar as configurações do aplicativo. No quarto nível, você encontrará o botão “Friend Activity”, para competir e compartilhar seu desempenho com seus amigos no Facebook.

Queimando calorias com o aplicativo

Cardio Trainer (Foto: Divulgação)Cardio Trainer (Foto: Divulgação)

Passo 5. Clique em “Start Workout”. O aplicativo solicitará a ativação do GPS. Clique em “Enable GPS”;

Passo 6. Aparecerá a tela de “Configurações de local e segurança”. Marque a opção "Usar satélites GPS" e retorne ao menu anterior;

Passo 7. O aplicativo mostrará sua localização, em tempo real, e logo abaixo aparecerá seu tempo, que é fornecido também através de um sistema de voz. É possível também verificar nesta tela suas estatísticas, gráficos, passos dados e distância percorrida. Forneça algumas informações ao aplicativo como seu peso e altura;

Passo 8. Clique sobre o tempo para pausá-lo, depois em “End workout”;

Passo 9. O aplicativo mostrará em outra tela as opções de atividades físicas que você pode selecionar. Escolha uma;

Passo 10. Antes de começar, caso queira praticar seus exercícios ao som de sua trilha sonora favorita, vá em "Configurações", clique na opção "Music Settings", e depois selecione “Enable Music Integration” para integração da música com o aplicativo. Nesta opção, ainda, é possível selecionar o album que você quer ouvir no momento de sua atividade física;

Passo 11. Ainda em configurações, clique em “Sharing Settings”: você pode marcar em quais redes sociais você deseja compartilhar seu desempenho;

Passo 12. Retorne a tela da atividade física escolhida e, em seguida, clique em “Start”, ou aguarde a contagem regressiva para o início automático da atividade. Boa caminhada, corrida ou pedalada para você!

Descobrindo seu desempenho

Passo 13. A tela registrará sua distância percorrida (para caminhadas, corridas, etc.), a velocidade, o número de passos dados e as calorias gastas, para que você analise ao final de cada atividade e compare seu desempenho diário.

O Cardio Trainer ainda disponibiliza, um sistema de voz para te auxiliar nos percursos e compartilhar nas redes sociais o seu desempenho, motivando os seus amigos a também manter hábitos mais saudáveis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Damasceno
    2011-04-11T17:08:38

    Sou fã deste app. Vale a pena, no modo completo pode se fazer acompanhamento da alimentação e o progresso na perda de peso. Muito Bom!