15/03/2011 15h14 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Descubra qual é aquela fonte que você não tem ideia de qual seja

Gustavo Ribeiro
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: WhatTheFont!
Número de passos: 4

Quem gosta de fazer aqueles convites para festas da família ou quebrar um galho de um amigo fazendo o layout de um panfleto ou cartão de visitas, sabe que não é fácil encontrar a fonte (tipografia) certa. Pior ainda é quando você decide qual fonte usar, mas não tem ideia de que fonte é essa.

Mas não se preocupe, porque agora você não precisará mais buscar essas fontes nos sites por aí, praticamente rezando para acertar em cheio. O serviço WhatTheFont! do site MyFonts faz isso pra você. Basta escanear uma imagem com a fonte desejada ou mesmo um arquivo da internet. E o melhor: o serviço é gratuito!

Para usufruir do serviço, você só precisa tomar alguns cuidados para chegar a um resultado satisfatório. Um deles é deixar a frase ou as letras o mais reto possível, na horizontal. Além disso, as letras devem ter pelo menos 100 pixels de altura. Outro detalhe importante é não ter letras grudadas umas nas outras. Feito isso, basta seguir o passo a passo abaixo.

Imagem original (Foto: Flickr/Alberto Romo G.)Imagem original (Foto: Flickr/Alberto Romo G.)
Recorte (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Recorte (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

 

Passo 1. Recorte a imagem com as letras ou palavras que você quer descobrir a fonte e salve o arquivo.

Passo 2. Acesse o site do WhatTheFont!, selecione o arquivo para fazer o upload e clique no botão “Continue”.

Faça o upload da imagem (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Faça o upload da imagem (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 3. O serviço vai tentar reconhecer as letras. Pode acontecer de ele não reconhecer perfeitamente as palavras, por isso você deve fazer as devidas correções. No exemplo, a letra “S” foi reconhecida como o número “5”. É só preencher corretamente os passos levando em conta letras maiúsculas e minúsculas.

Reconhecimento das letras (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Reconhecimento das letras (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)
Sugestões de fontes (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Sugestões de fontes (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 4. Clique no botão “Continue” e a ferramenta vai retornar com os resultados mais próximos, como mostra a imagem ao lado.

Pronto! Agora basta baixar a fonte que você procurava. É interessante ressaltar que, caso a fonte que você tenha escolhido seja naturalmente em itálico, que não é necessário colocar todas as letras retas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares