Tablet

28/03/2011 17h01 - Atualizado em 27/02/2014 11h47

Sincronize seus dados no Firefox 4 com todos os seus computadores e o seu smartphone Android

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativos necessários: Firefox 4 instalado nos computadores que você tem mais acesso; Firefox for Android 4
Número de passos: 15

O fato de utilizarmos mais de um computador (como, por exemplo, um desktop em casa, um notebook em trânsito, uma estação no trabalho, dentre outros) volta e meia nos causa algum tipo de trabalho. Seja passando arquivos entre redes ou copiando tudo para um pen drive, não é difícil acabar esquecendo também daquele site que está marcado nos Favoritos de um computador, ou da senha de um formulário que está salva em um notebook.

Frente a isso, uma das novidades que vêm junto com o novo Firefox 4 é o Firefox Sync, baseado no conceito-tendência de cloud computing (computação na nuvem); e por ele você pode sincronizar seus favoritos, suas senhas, suas preferências, seu histórico e até as suas abas entre todos os seus computadores (e até no seu smartphone Android).

Neste tutorial você vai aprender como configurar e sincronizar seus dados usando este novo serviço.

Passo 1. O primeiro passo, naturalmente, é instalar o Firefox 4 nos computadores que você mais acessa e também no seu smartphone Android, caso você possua um. O Firefox Mobile também possui versões para os modelos N900 e N810 da Nokia.

Passo 2. Após instalado, vá no "Menu do Firefox" (botão laranja escrito "Firefox", no canto superior esquerdo da tela) e clique em "Configurar Sync".

Passo 2. Configurar Sync (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 2. Configurar Sync (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Passo 3. Ao clicar em "Configurar Sync", aparecerá na tela do Firefox Sync duas opções: "Criar uma conta" e "Conectar". Clique em "Criar uma conta".

Passo 3. Criar uma conta no Firefox Sync (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 3. Criar uma conta no Firefox Sync (Foto:
Reprodução/Dalton Oliveira)

Passo 4. Ao clicar em "Criar uma conta", será aberto um formulário pedindo os Detalhes da conta, onde você precisará preencher os seus dados. Confirme seu email, sua senha e o servidor ("Servidor do Firefox Sync" por padrão, mas caso você tenha seu próprio servidor e quiser usá-lo, pode escolher "Usar um outro servidor" e inserir as configurações necessárias). Não esqueça de ler os termos do serviço e a política de privacidade; e para prosseguir, é só marcar o checkbox. Para selecionar o que você deseja sincronizar (Favoritos, Senhas, Preferências, Histórico, Abas), clique em "Opções do Sync".

Passo 4. Preencher os dados dos Detalhes da conta (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 4. Preencher os dados dos Detalhes da conta (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Passo 5. Ao clicar em "Opções do Sync", digite o nome do seu computador (dê um nome à estação que você está usando no momento, como "Trabalho") e selecione os itens que você deseja sincronizar. Para prosseguir, clique em "Concluir".

Passo 6. Ao clicar em "Concluir", será gerada uma chave de segurança que é chamada de "Chave do Sync". Esta chave deverá ser guardada com você, pois toda vez que você quiser sincronizar algum outro dispositivo (computador ou smartphone), esta chave será solicitada.

As opções que são dadas para guardar a "Chave do Sync" é "Imprimir" ou "Salvar" como um arquivo no seu computador. Para prosseguir, clique em "Avançar".

Passo 6. Guardar a "Chave do Sync" (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 6. Guardar a "Chave do Sync" (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Passo 7. Ao clicar em "Avançar", preencha o CAPTCHA com o código exibido para confirmar que você não é um robô (questão de segurança). Para prosseguir, clique em "Avançar".

Passo 7. CAPTCHA para identificar se você é um robô ou não (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 7. CAPTCHA para identificar se você é um
robô ou não (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Passo 8. Ao clicar em "Avançar", será mostrada a tela de "Configuração concluída".

Passo 8. Confirmar a conclusão da configuração (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 8. Confirmar a conclusão da configuração
(Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Ao clicar em "Concluir", o Firefox informará que seus dados já estão sendo sincronizados.

 

Configurando o Firefox Sync em outro computador

Passo 9. No seu outro computador, faça novamente os Passos 1 e 2 deste Tutorial, e no Passo 3, ao invés de clicar em "Criar uma conta", clique em "Conectar".

Ao clicar em "Conectar", digite o email, a senha, e selecione o servidor - esses dados são os mesmos que você digitou no Passo 4. É necessário também digitar a "Chave do Sync", a mesma chave de segurança que foi mencionada no Passo 6. Para prosseguir, clique em "Avançar".

 

Passo 9. Conectar uma conta do Firefox Sync (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 9. Conectar uma conta do Firefox Sync (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Passo 10. Ao clicar em "Avançar", assim como no Passo 8, será mostrada a tela de "Configuração concluída", informando que o Firefox Sync mesclará os dados da sua conta do Sync com os dados salvos no novo computador. Se você não quiser que isso aconteça, clique em "Opções do Sync" para selecionar os itens que você deseja sincronizar. Depois, prossiga clique em "Concluir".

Passo 11. Após instalar o Firefox Sync nos computadores que você mais acessa, mantenha-o sempre conectado para que seus dados sejam sincronizados diariamente; ou se preferir, você também pode acionar o "Sincronizar agora", diretamente no "Menu do Firefox" (botão laranja escrito "Firefox" no canto superior esquerdo da tela).

Passo 11. Sincronizar agora (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 11. Sincronizar agora (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Sincronizando o Firefox Sync com o seu smartphone

Passo 12. Para sincronizar com seu smartphone Android, tenha-o em mãos.

Em "Enable Sync" selecione "Yes", e na sequência pressione "Connect".

Será gerado três códigos, os quais você terá que digitar no Firefox Sync do seu computador já sincronizado (veja o próximo Passo 13). Se você não estiver próximo ao seu computador sincronizado, clique em "I'm not near my computer" (Eu não estou próximo do meu computador).

Neste caso, você terá que fazer um procedimento semelhante ao Passo 9: aparecerá um formulário para você digitar seu email, sua senha, escolha de servidor e a chave de segurança (Chave do Sync).

Passo 12. Código gerado para sincronizar seu smartphone Android com seu Firefox Sync (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 12. Código gerado para sincronizar seu
smartphone Android com seu Firefox Sync (Foto:
Reprodução/Dalton Oliveira)

Passo 13. Para inserir os três códigos gerados no seu smartphone Android do Passo 12, no computador, vá no Firefox Sync via "Menu do Firefox" > Opções > Opções

Passo 14. Após esse procedimento, aparecerá a tela de Opções do Firefox, onde você deverá clicar na opção "Sync", e na sequência em "Adicionar um dispositivo".

Passo 15. Após clicar em "Adicionar um dispositivo", vai aparecer a tela onde deverá ser digitado os três códigos gerados no seu smartphone Android, conforme descrito no Passo 12.

Para prosseguir, clique em "Avançar".


 

Passo 14. Adicionar um dispositivo (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 14. Adicionar um dispositivo (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)
Passo 15. Adicionar um smartphone Android (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)Passo 15. Adicionar um smartphone Android (Foto: Reprodução/Dalton Oliveira)

Pronto! Os navegadores dos seus dispositivos já estão sincronizados. Agora você já pode usufruir do Firefox 4, com suas preferências e configurações nos computadores que você tem mais acesso e no seu smartphone Android.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares