Tablet

02/03/2011 17h37 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Transforme seu Nokia em um personal trainer

Gustavo Ribeiro
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativos necessários: Sports Tracker
Número de Passos: 15

Você é do tipo esportivo, que gosta de caminhar, correr ou andar de bicicleta? E você tem o controle de todos os exercícios que faz? Não? Então chegou a hora de mudar isso. E o melhor de tudo é que você não precisa investir em relógios complexos e caros, já que você pode utilizar o seu próprio aparelho celular para isso. Só que vamos precisar de um smartphone Nokia com GPS integrado e internet móvel. Tendo isso, é só ler o passo a passo abaixo.

Tudo o que você precisa é fazer é procurar o app "Sports Tracker" na OviStore. O aplicativo para aparelhos da Nokia (é uma aplicação que roda em Symbian) monitora o tempo, a velocidade, a distância e os seus passos e registra tudo em um mapa, desenhado pelo GPS. Com ele, é só começar a fazer o exercício, acioná-lo e pronto! Tudo será devidamente salvo na internet - e com a possibilidade de enviar para o site do Sports Tracker para visualizar depois, tudo detalhadamente.

Antes de colocar o celular na rua, fica também a sugestão de adquirir um armband, como os de MP3 players, para prender o aparelho ao braço e não precisar ficar segurando o dispositivo durante todo o período da atividade.

Telas do Sports Tracker (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Telas do Sports Tracker (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Download e instalação

Passo 1. A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o Sports Tracker. Para isso, acesse o site do programa na Ovi Store pelo seu computador ou diretamente pelo celular. É preciso ter um cadastro na loja.

Passo 2. Se você preferiu pelo computador, escolha o modelo do seu Nokia (Definir meu telefone celular) e selecione a opção “Enviar p/ cel” e preencha o campo com o seu número.

Passo 3. No caso de você ter escolhido o computador, você vai receber uma mensagem com o link para fazer o download.

Passo 4. Siga os passos para download e instalação e pronto.

Configurações

Tela inicial do Sports Tracker (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Tela inicial do Sports Tracker (Foto:
Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 5. Abra o Sports Tracker e você verá que na tela inicial existem três opções: “New Workout” (para começar um exercício), “Training Diary” (onde ficarão armazenados os exercícios) e “Settings” (configurações). Primeiro nós vamos configurá-lo.

Passo 6. Selecione “Settings” e na opção “General”, escolha o ponto de acesso à internet, o local onde serão salvos os dados, as unidades padrões de medida, a origem do mapa (pode ser internet ou pelo celular, caso tenha instalado o Ovi Maps).

Passo 7. Voltando à tela de configuração, no campo “User”, você acrescenta o seu nome, idade, sexo e peso.

 

Ao que interessa

Buscando satélites (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Buscando satélites (Foto: Reprodução/
Gustavo Ribeiro)

Passo 8. Agora é só sair pra rua e começar a fazer o exercício. Para isso, na tela inicial selecione “New Workout” e escolha o tipo da atividade (Activity), que pode ser corrida, caminhada, ciclismo, mountain biking, trilha ou patins.

Passo 9. Na tela a seguir, o celular procurar os sinais dos satélites (Searching for Satellites). Aguarde o celular capturar o GPS antes de iniciar a atividade.

Passo 10. Depois de devidamente posicionado, é só selecionar “Start” para iniciar. Se você quiser salvar voltas, é só selecionar o botão “Lap” durante o trajeto. Lembrando que, navegando para cima e para baixo, você pode visualizar mais informações em tempo real, como velocidade, pace, distância, altitude, etc.
 

Resumo da atividade (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Resumo da atividade (Foto: Reprodução/
Gustavo Ribeiro)

Passo 11. Quando o fôlego acabar ou quando completar a atividade, selecione “Options” e depois “Stop”.

Passo 12. Na tela seguinte aparece um resumo (Summary) e um campo para colocar uma descrição da atividade. Se você já tiver uma conta no Sports Tracker, selecione “Upload” e insira as informações da sua conta. Se não tiver ou não quiser subir a atividade, selecione “Skip” para voltar à tela inicial.

Passo 13. Para visualizar o desempenho, clique em “Training Diary” e escolha a atividade. No “Workout Summary” há um resumo de toda a atividade, com dados, mapa e até mesmo gráficos.

 

Visualizando na internet

Passo 14. O site do Sports Tracker é bastante completo e permite que você visualize e análise com bastante exatidão todos os momentos da sua atividade física. Acesse o site, clique em “Sign Up” e acrescente suas informações e pronto.

Passo 15. Para enviar os exercícios ao Sports Tracker, acesse a sua atividade pelo celular e clique em “Options” e depois em “Upload to sports-tracker”, inserindo as informações criadas no site. Feito isso, tudo ficará devidamente armazenado.

Pronto? Então vamos correr.

Site do Sports Tracker (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Site do Sports Tracker (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares