Nível: Básico
Aplicativo: Zimbra Desktop
Número de passos: 9
Há um bom tempo utilizamos o e-mail como principal forma de comunicação pessoal e profissional. Neste sentido, armazenamos informações importantes e acreditamos que nossos dados estão em ambiente seguro. Será mesmo? E se acontecer algum problema com o servidor de e-mails e você perder todas as mensagens e arquivos?
Você deve estar se perguntando: deve haver algum modo de salvar meus e-mails pela minha própria conta Yahoo? Só que algumas pessoas sentem dificuldade em acessar sua conta pop3 do Yahoo pelo seu cliente de e-mail favorito, como Outlook, Eudora, entre outros. Mas este problema pode ser resolvido através das configurações corretas no seu cliente de e-mail.
No entanto, recomendamos um cliente de e-mail mais simples e que acessa sua conta Yahoo sem mistérios na configuração. A solução é o aplicativo Zimbra Desktop, que é gratuito e possui integração ao Yahoo!Mail, GMail e Hotmail. E além disso, ele também realiza backups de suas mensagens, pastas, anexos, contatos, calendário e tarefas. Siga as instruções abaixo para começar a fazer backup das suas coisas.:
Passo 1. Baixe o aplicativo Zimbra Desktop. Clique no arquivo para executá-lo. Em seguida, clique em “Executar” para iniciar a instalação;
Passo 2. Ao abrir o aplicativo, clique em “Adicionar nova conta”;

Passo 3. Selecione o tipo de conta “Yahoo”. Em seguida, digite o nome que você quer dar a esta conta de e-mail, seu nome completo, e-mail e senha. Depois, clique em “Validar e salvar”;
Passo 4. Após o aplicativo acessar sua conta de e-mail Yahoo, clique em “Iniciar Desktop”;
Passo 5. O aplicativo baixará todos os seus e-mails. Clique na aba “Preferences”;
Passo 6. No menu à esquerda, em “Local Folders”, clique em “Import/Export”;
Passo 7. Em seguida, em “Export”, e marque “Account”. Seus e-mails serão compactados no formato .TGZ;
Passo 8. Selecione a opção “Advanced Settings”. Em “Data Types” marque as opções que deseja realizar backup, entre, e-mail, tarefas, calendário, contatos e pastas;
Passo 9. Em seguida, clique em “Export”. As suas mensagens serão salvas com extensão .EML que você pode abrir em sua conta Outlook ou Thunderbird.
Pronto! Agora você possui o backup de todos os seus e-mails e arquivos no seu PC.