12/04/2011 11h22 - Atualizado em 14/07/2011 06h55

Aprenda a monitorar a temperatura da CPU

Ramon Cardoso
por
Da redação

Nível: Básico
Aplicativos necessários: SpeedFan
Passos: 4

Apesar de muita gente não dar atenção para a temperatura da CPU, ela pode ser um indicativo de que há alguma coisa errada com o computador. Como cada computador possui características de funcionamento e componentes diferentes, não é possível estimar, com precisão, a temperatuda média ou ideal de uma CPU. Entretanto, um programa chamado SpeedFan pode ser uma ótima forma de monitorar a temperatura e identificar eventuais anormalidades.

Além de identificar a temperatura atual de uma CPU, o SpeedFan ainda é capaz de determinar se aquele valor é normal para o seu sistema. Porém, conforme dito acima, é possível que o programa cometa equívocos tanto no momento de medição quanto no de avaliação, fazendo com que o ideal em casos de dúvida seja buscar uma segunda opinição, de preferência, de um especialista.

Passo 1. Faça o download do SpeedFan no site do Baixatudo e instale-o em seu computador.

Passo 2. Dê um duplo clique sobre o ícone do programa para executá-lo.

Exemplos de temperatura normal e excessiva (Foto: Reprodução/TechTudo)Exemplos de temperatura normal (esq.) e excessiva (dir.) (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Na aba "Readings" da tela principal, é possível observar as temperaturas referentes aos diferentes elementos do computador. Caso a considere normal, o SpeedFan irá exibir um sinal de "check" verde ao seu lado. Para temperaturas crescentes, uma seta vermelha é exibida, e temperaturas consideradas excessivas são acompanhadas do símbolo de uma chama.

Passo 4. Para visualizar um gráfico com o histórico recente da variação de temperatura, selecione a aba "Charts", no canto direito da tela, e marque as caixas correspondentes aos itens que deseja analisar.

Após um tempo utilizando o SpeedFan, você poderá estipular uma temperatura média/ideal para o seu processador e identifcar situações atípicas. Caso isso ocorra, é importante descobrir a causa do aumento de temperatura, que pode estar relacionado ao mau funcionamento de um cooler (ventoinha) ou ao mau estado da pasta térmica do processador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Melo
    2014-01-09T19:32:50

    Gostei!!!!!!