MP3 Player

07/04/2011 16h23 - Atualizado em 14/07/2011 06h55

Como adicionar metadados (tags) e organizar suas músicas no Windows 7

Ramon Cardoso
por
Da redação

Nível: Básico
Aplicativos necessários: Windows 7
Passos: 5

O termo “metadado” (metadata, em inglês) significa uma informação acerca de algum arquivo ou documento, um dado sobre outro dado. Por meio dessas informações, é possível adicionar termos que facilitam o entendimento da natureza do dado pelo computador e auxiliam na organização dos arquivos por parte dos usuários. Uma utilização muito comum para esse tipo de “metainformação” é a adição, por exemplo, de álbuns, nome de artista e títulos a arquivos de música.

Veja essa dica do TechTudo e aprenda a adicionar tags a suas músicas para que elas fiquem corretamente organizadas em seu iPod ou no próprio Windows.

Passo 1. Localize e abra a pasta que contém as músicas a que você deseja adicionar os metadados.

Adicionar tags a músicas (Foto: Reprodução/TechTudo)Adicionar tags a músicas (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo de música e selecione a opção “Propriedades”.

Passo 3. Na janela de propriedades, selecione a aba “Detalhes” para exibir as informações referentes à música em questão.

Adicionar informações a músicas (Foto: Reprodução/TechTudo)Adicionar informações a músicas (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Clique sobre os itens desejados (Artistas participantes, Artista do álbum, Álbum, Ano, Número, Gênero) e adicone as informações correspondentes.

Passo 5. Ao fim do processo, clique em “OK” para salvar as informações.

Esse recurso é muito útil para pessoas que possuem um iPod ou qualquer outro reprodutor MP3 que utilize a metadata de um arquivo de música para criar uma lista organizada. Além disso, a utilização de metadatas também é recomendada para a gravação de CDs de músicas ou mesmo para a criação de bibliotecas virtuais e listas de reprodução.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares