Nível: Básico
Aplicativos necessários: Windows 7
Passos: 5
O termo “metadado” (metadata, em inglês) significa uma informação acerca de algum arquivo ou documento, um dado sobre outro dado. Por meio dessas informações, é possível adicionar termos que facilitam o entendimento da natureza do dado pelo computador e auxiliam na organização dos arquivos por parte dos usuários. Uma utilização muito comum para esse tipo de “metainformação” é a adição, por exemplo, de álbuns, nome de artista e títulos a arquivos de música.
Veja essa dica do TechTudo e aprenda a adicionar tags a suas músicas para que elas fiquem corretamente organizadas em seu iPod ou no próprio Windows.
Passo 1. Localize e abra a pasta que contém as músicas a que você deseja adicionar os metadados.

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo de música e selecione a opção “Propriedades”.
Passo 3. Na janela de propriedades, selecione a aba “Detalhes” para exibir as informações referentes à música em questão.

Passo 4. Clique sobre os itens desejados (Artistas participantes, Artista do álbum, Álbum, Ano, Número, Gênero) e adicone as informações correspondentes.
Passo 5. Ao fim do processo, clique em “OK” para salvar as informações.
Esse recurso é muito útil para pessoas que possuem um iPod ou qualquer outro reprodutor MP3 que utilize a metadata de um arquivo de música para criar uma lista organizada. Além disso, a utilização de metadatas também é recomendada para a gravação de CDs de músicas ou mesmo para a criação de bibliotecas virtuais e listas de reprodução.