Sistemas Operacionais

06/04/2011 11h35 - Atualizado em 27/12/2011 18h59

Como ativar e desativar o recurso ReadyBoost para dispositivos removíveis

Ramon Cardoso
por
Da redação

O ReadyBoost é uma interessante tecnologia presente nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7. Com ela, é possível melhorar o desempenho do computador por meio da utilização da memória flash de dispositivos móveis de armazenamento, como pendrives e cartões de memória. Entretanto, para usar o ReadyBoost, é necessário que o dispositivo seja compatível com a tecnologia.

Apesar de ser uma boa alternativa para usuários que possuem computadores com pouca memória para a realização das tarefas mais pesadas, muitas pessoas consideram incômodo receber um aviso do ReadyBoost a cada vez que um novo dispositivo é conectado. Além disso, devido às especificações, grande parte dos dispositivos removíveis não é compatível com tal tecnologia. Veja como utilizá-la ou desativá-la.

ReadyBoost no Windows 7 (Foto: Reprodução)Janela de reprodução automática (Foto:
Reprodução/TechTudo)

Passo 1. Após iniciar o Windows, conecte um dispositivo de armazenamento (pendrive, cartão de memória etc.) ao computador.

Passo 2. Uma janela de reprodução automática será exibida. Nela, clique na opção "Acelerar meu sistema".

Passo 3. Na janela de propriedades, selecione a aba ReadyBoost para exibir suas opções.

Passo 4. Para desativar o recurso, marque a caixa "Não usar este dispositivo".

ReadyBoost no Windows 7 (Foto: Reprodução/Microsoft)ReadyBoost no Windows 7 (Foto: Reprodução
/Microsoft)

Passo 5. Caso deseje utilizar o recurso de "aceleração", marque a caixa "Usar este dispositivo" e defina o espaço disponível do dispositvo que será destinado ao ReadyBoost. Para utilizar todo o espaço, basta mover o cursor para o final da barra.

Passo 6. Após definir a ação desejada, clique em "OK" para fechar a janela.

Um dos requesitos para que um dispositivo removível possa ser utilizado com a tecnologia ReadyBoost é que ele possua uma capacidade mínima de 1 GB. Caso o dispositivo inserido não possua o espaço livre necessário, você será solicitado a liberar espaço. Segundo a Microsoft, é recomendável que o dispositvo possua espaço disponível equivalente a, no mínimo, o dobro da memória RAM do computador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares