Sistemas Operacionais

26/04/2011 14h04 - Atualizado em 25/07/2018 14h49

Como instalar o Google Chrome em sistemas Linux?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Chrome oferece download diferenciado para quem usa sistemas operacionais baseados em Linux. O procedimento de instalação do navegador do Google é bem simples e pode ser resolvido sem uso do Terminal e de linhas de comando, ao menos para as distribuições mais populares e acessíveis.

Abaixo, você fica por dentro de como instalar o navegador num sistema operacional Linux baseado na dubla Debian/Ubuntu – o tutorial foi feito com o Elementary OS – mas poderá usar a mesma abordagem para realizar a instalação em sistemas como o Fedora e OpenSUSE, desde que com a atenção de baixar o arquivo de instalação correto.

Como baixar vídeos no Ubuntu

Sistema operacional possui vários pacotes de software para usuários diferentes (Foto: Reprodução/Linux) (Foto: Sistema operacional possui vários pacotes de software para usuários diferentes (Foto: Reprodução/Linux))Para instalar o Chrome em PCs com Linux, é preciso prestar atenção em qual versão do navegador baixar (Foto: Reprodução/Linux)

Passo 1. Abra o navegador de Internet que estiver disponível no seu sistema Linux: distros diferentes usam navegadores padrão diversos, como Firefox ou Epiphany. No nosso caso, usamos o Opera;

Abra o navegador disponível no seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garret)Abra o navegador disponível no seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


Passo 2. Navegue até o site oficial do Google Chrome;

Acesse o site do Google Chrome (Foto: Reprodução/Filipe Garret)Acesse o site do Google Chrome (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


Passo 3. Selecione o botão roxo em que está escrito “Fazer o download do Google Chrome";

Clique para dar início ao processo de download do instalador (Foto: Reprodução/Filipe Garret)Clique para dar início ao processo de download do instalador (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


Passo 4. Aqui entra em cena a necessidade de compreender um pouco melhor o mundo Linux. O Google oferece duas versões diferentes do instalador do Chrome: uma .deb, para sistemas Debian, Ubuntu e todas as distribuições baseadas nesse sistema (como são os casos de Linux Mint, Elementary OS, Endless OS e tantos outros), ou no formato .rpm, que é direcionado a sistemas Fedora e OpenSUSE e todos aqueles que são baseados neles.

No nosso caso, escolhemos o .deb. Você deve escolher de acordo com o tipo do seu sistema. Assinale “Aceitar e instalar”;

Escolha o tipo de arquivo instalador de acordo com a distribuição Linux que você usa (Foto: Reprodução/Filipe Garret)Escolha o tipo de arquivo instalador de acordo com a distribuição Linux que você usa (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


Passo 5. Na página seguinte, o download deverá ser iniciado automaticamente. Escolha onde deseja salvar o instalador do Chrome e aguarde;

Escolha uma pasta para salvar o download do instalador e espere o download terminar (Foto: Reprodução/Filipe Garret)Escolha uma pasta para salvar o download do instalador e espere o download terminar (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


Passo 6. Vá até a pasta onde salvou o arquivo .deb (ou .rpm). Clique e execute o instalador. O sistema pedirá a sua senha de administrador para continuar;

Abra o instalador para dar início à instalação (Foto: Reprodução/Filipe Garret)Abra o instalador para dar início à instalação (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


Passo 7. O processo de instalação pode ser um pouco diferente, dependendo do app que seu sistema Linux usa para interpretar arquivos .deb. No nosso caso, é o Eddy, mas Debian e Ubuntu costumam usar o Gdebi;

A instalação pode demorar uns minutos em virtude dos arquivos extras de instalação que serão baixados da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garret)A instalação pode demorar uns minutos em virtude dos arquivos extras de instalação que serão baixados da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garret)

Passo 8. A instalação envolve o download de arquivos extras do Chrome e pode levar alguns minutos;

Aplicativo de instalação deverá informar quando a instalação for concluída (Foto: Reprodução/Filipe Garret)Aplicativo de instalação deverá informar quando a instalação for concluída (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


Passo 9. Com a instalação concluída, você já deverá encontrar o Chrome entre as aplicações disponíveis no seu sistema.

O Google Chrome estará disponível entre os aplicativos do seu sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garret)O Google Chrome estará disponível entre os aplicativos do seu sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garret)


O que fazer quando o linux diz "System operating not found"? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

 

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Luna
    2013-05-24T23:39:53

    Eu baixei o programa certinho como explicado mas só que não aparece nenhum icone de instalação aparece uma caixinha como se ele estivesse zipado poderia me ajudar? o meu é o mandriva linux.

  • Leandro Pavan
    2012-05-05T16:53:01

    eu fiz todos os passos, instalou, tudo normal, e não consigo colocar um atalho na área principal, ou na barra de rolagem... eu só consigo quando mando executar manualmente... alguém pode me ajudar nesta questão?

  • Paulo Souza
    2013-07-06T22:35:31

    Oi Pessoal!! Toda vez q baixo o programa aparece uma notificação para abrir com o verificador de vírus e não instala nada, não sei qual programa usar para abrir, por favor me ajudem.