Internet

12/04/2011 12h12 - Atualizado em 12/08/2016 18h55

Como atualizar o Adobe Flash Player no Ubuntu

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Ubuntu não traz por padrão vários plugins e conteúdos, como o Adobe Flash Player. Mas é possível instalar o complemento que facilita a navegação em sites que ainda dependem da tecnologia da Adobe. Descubra, no tutorial abaixo, como baixar e instalar o Flash no seu Ubuntu, seja de 32 ou 64 bits. Se a sua edição do sistema operacional da Canonical é de 32 bits, você pode pular para o passo a passo referente ao processo de instalação.

Seis dicas para quem quer usar o Ubuntu

Ubuntu 64 bits

Como o plugin do Flash disponível para o Linux é de 32 bits, para que funcione corretamente no de 64 bits, utilize um pacote de compatibilidade, instalado automaticamente. Para ter permissão, você precisa autorizar o acesso aos repositórios da Canonical em Programas e Atualizações”.

Aprenda a configurar o teclado do Ubuntu para escrever no PC sem problemas (Foto: Divulgação/Ubuntu)Como atualizar o Adobe Flash Player no Ubuntu (Foto: Divulgação/Ubuntu)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra as “Configurações”;

Se não tiver atalho fixo na barra, você pode encontrar as Configurações no Dash (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Se não tiver atalho fixo na barra, você pode encontrar as Configurações no Dash (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Se não tiver atalho fixo na barra, encontre as Configurações no Dash (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Acesse “Programas e atualizações”;

Acesse "Programas e atualizações" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Acesse "Programas e atualizações" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Acesse "Programas e atualizações" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Clique na aba “Outros programas”;

Clique na aba "Outros programas" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Clique na aba "Outros programas" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Clique na aba "Outros programas" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Certifique-se de que os repositórios da Canonical estão selecionados.

Selecione os repositórios da Canonical (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Selecione os repositórios da Canonical (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Selecione os repositórios da Canonical (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Instalando o Flash

Passo 1. Abra o Terminal (você pode usar o Dash ou o atalho CTRL+ALT+T);

Abra o Terminal do Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Abra o Terminal do Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Abra o Terminal do Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Use o comando “sudo apt-get update” (sem as aspas);

Insira o comando como mostra a imagem. Você terá que confirmar a ação com a sua senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Insira o comando como mostra a imagem. Você terá que confirmar a ação com a sua senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Insira o comando como mostra a imagem. Você terá que confirmar a ação com a sua senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Agora, você deve usar o comando “sudo apt-get install flashplugin-installer’’ (sem aspas);

Mais uma vez, você terá que usar sua senha para prosseguir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Mais uma vez, você terá que usar sua senha para prosseguir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Mais uma vez, você terá que usar sua senha para prosseguir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. O Ubuntu vai baixar o plugin diretamente do repositório da Canonical e realizar a instalação.

O Ubuntu realizará todas as operações necessárias para baixar e instalar o plugin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: O Ubuntu realizará todas as operações necessárias para baixar e instalar o plugin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))O Ubuntu realizará todas as operações necessárias para baixar e instalar o plugin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Qual é a melhor distribuição Linux? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Duarte
    2014-05-20T17:55:01

    Enquanto o Linux for SO p esse saco de loucos, não vai pegar nunca. Onde se viu ! comandos prá tudo ! voltei p o tempo do DOS ?! tou regredindo. Sem contar que tem mil interfaces e distribuições. Isso é como os comunistas de antigamente: tem sempre o melhor sistema mas não se acertavam entre eles. credo ! fui !

  • Rodrigo Ventura
    2014-05-14T17:55:25

    aparece a seguinte mensagem: Lendo listas de pacotes... Erro! E: Erro de leitura - read (5: Erro de entrada/saída) E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.

  • Bicho Carpinteiro
    2014-05-11T16:51:53

    Após o passo 3, aparece a seguinte mensagem: Voce deveria selecionar explicitamente um para instalar. E: O pacote "flashplugin-nonfree" não tem candidato para instalação

  • Ricardo Nogueira
    2013-02-17T11:30:55  

    Olá, bom dia. Primeiro, muito obrigado pela dica. Segundo, estou experimentando o Linux e... Poxa, até para instalar o flash tem que ter linha de comando????? Cara, na boa, enquanto o Linux for assim, nunca vai chegar ao usuário comum. O Windows vai continuar reinando soberano. Só vai ficar em servidores e de "background" mesmo.....

    recentes

    populares

    • Ricardo Nogueira
      2013-02-17T11:30:55  

      Vitor Gonçalves as vezes é melhor instalar fora do apt-get, vá até a página do navegador e baixe o flash player feito para ele. por exemplo, se utilizar firefox, digite no google flash player firefox plugin .. e baixe o pacote direto do link (.deb).. faça instalação gráfica com o navegador fechado.

    recentes

    populares

    • Ricardo Nogueira
      2013-02-17T11:30:55  

      Realizei os passos do tutorial, mas o problema persiste. Quando vou ver algum vídeo no youtube, por exemplo, aparece a mensagem de que o adobe flash player é necessário para a reprodução do vídeo. Alguma dica?