Monitor

25/04/2011 17h51 - Atualizado em 14/07/2011 06h53

Como obter a melhor imagem no monitor

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Windows
Número de passos: 4

Um monitor de vídeo configurado e posicionado de maneira errada pode causar vários problemas. Além de dores em todo o corpo, gerados por uma postura incorreta, o monitor pode trazer problemas de visão a médio e longo prazo. Se você não está satisfeito com a imagem exibida no seu monitor, saiba que é possível melhorá-la. Siga o passo a passo do TechTudo:

Passo 1. A principal dica é adquirir um monitor de boa qualidade. As especificações técnicas de um monitor de vídeo podem fazer a diferença na sua experiência de uso. O TechTudo preparou um guia completo para você escolher o seu próximo monitor;

Passo 2. Se você está notando cores diferentes das exibidas na tela ao imprimir uma foto ou documento, provavelmente o seu monitor não está calibrado. Saiba como calibrar o monitor e veja imagens com mais fidelidade.

Passo 3. Ajuste a resolução de tela do seu monitor. No Windows 7, clique com o botão direito na área de trabalho e vá em "Resolução de tela". No Windows XP, clique com o botão direito na área de trabalho, vá em "Propriedades" e entre na aba "Configurações".

Ajustando a resolução de tela no Windows 7 (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Ajustando a resolução de tela no Windows 7 (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Passo 3.1. Nos monitores de LCD, a melhor escolha é a resolução nativa informada pelo fabricante, para que a imagem não fique distorcida. Geralmente, a resolução nativa é a maior listada no assistente de configuração.

Passo 3.2. Nos monitores de tubo, escolha uma resolução em que não haja cintilação (efeito em que a tela fica “piscando”, já que isso pode prejudicar a visão). Geralmente, a melhor resolução de um monitor de tubo varia de acordo com o seu tamanho: nos monitores de 15”, utilize 800x600; nos monitores de 17”, utilize 1024x768; e nos monitores de 19”, utilize 1280x1024.

Ajustando o número de cores exibidas (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Ajustando o número de cores exibidas (Foto:
Reprodução/Paulo Higa)

Passo 4. Ajuste o número de cores exibidas pelo Windows. Quanto mais cores exibidas, melhor será a fidelidade das imagens.

Passo 4.1. No Windows 7, clique com o botão direito na área de trabalho, vá em Resolução de tela, entre em Configurações avançadas e, na aba Monitor, selecione a opção True Color (32 bits).

Passo 4.2. No Windows XP, clique com o botão direito na área de trabalho, vá em Propriedades, entre na aba Configurações e selecione a opção True Color (32 bits).

Seguindo esses passos, você terá uma boa imagem no monitor. Dependendo da situação, será capaz de enxergar detalhes em imagens e sites que antigamente não eram visualizados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Lima
    2011-11-28T22:24:03

    Boaaa Gosteii muiito..e Esse Sitee TechTudo é muiiito boom u keriia sabee pq as vezes qnd estou jogando um jogo..por exe:Crossfire..pq as vezes demora pra entra na sala ou sai????

  • Jônatas Menezes
    2011-04-26T13:26:04

    Péssima materia.