Sistemas Operacionais

04/04/2011 20h24 - Atualizado em 20/03/2013 09h33

Como recuperar a senha perdida do Windows XP, Vista, Seven e Server

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

Eis que alguém resolve usar o seu computador e, sem querer, por alguma razão inexplicável, muda a sua senha do Windows. Ai surge o problema: Ninguém mais se lembra da tal senha e você precisa do PC com urgência. E agora?

Calma, amigo leitor. Antes de você pensar na possibilidade de formatar o seu sistema, saiba que ainda existe uma chance de recuperar essa senha. No entanto, teremos que recorrer ao Linux para salvar o seu dia. Basta seguir o passo a passo abaixo para tentar recuperá-la de uma vez.

Atenção: O programa de quebra de senhas tem código de engenharia reversa com senhas e é fornecido como está, sem garantias de funcionamento. É altamente recomendável fazer um backup dos seus dados antes de tentar utilizar este programa. Se algo falhar, talvez seja necessário fazer uma nova instalação do Windows.

Passo 1: Baixe a imagem no site: http://pogostick.net/~pnh/ntpasswd/bootdisk.html (bem lá em baixo vai ter um link para download);

Passo 2: Grave a imagem no CD (usando o Nero ou algo parecido);

Passo 3: Dê boot na máquina a ser recuperada pelo CD que você gravou.

Passo 4: Na tela de boot (abaixo) aperte Enter. A maioria das máquinas funciona sem especificar opções de boot.

Tela inicial do sistema (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Tela inicial do sistema (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Passo 5: Se tudo deu certo, o sistema perguntará qual é o HD em que o Windows está, e mostrará uma tela como a reproduzida abaixo. Repare que, destacado em vermelho, há um local mostrando onde as partições são exibidas. Escolha a partição onde o Windows está instalado.

Listas da partições (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Listas da partições (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Passo 6: Agora o sistema checará a partição do Windows. Se ocorreu algum problema do tipo "Desligamento inadequado", "HD corrompido" ou outros, o sistema perguntará se você deseja forçar a operação para a inicialização normal - o que pode ocasionar na perda de arquivos. Se não, ele já vai passar para esta tela:

Tela da seleção da pasta do Registro do Windows (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Tela da seleção da pasta do Registro do Windows (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Aqui você deve especificar a pasta onde está o registro do Windows. Geralmente o programa acerta, mas quando você tem duas ou mais instalações do Windows é preciso especificar qual delas que você quer recuperar a tal senha.

Passo 7: Agora o sistema de recuperação de senha vai te perguntar o que fazer:
1 - Apagar a senha do Windows,
2 - Entrar no console de recuperação,
q - voltar para o passo anterior.

Então vamos apertar o número 1

Passo 8: Destacado em vermelho, abaixo, você pode perceber que há uma pequena tabela do SAM, ou seja, um log de quantas vezes a senha foi digitada errada ou algo assim. No final da tela ele te dará algumas opções:
1 - Editar os dados dos usuários e Senhas;
9 - Editor do Registro do Windows;
q - Sair.

Escolha a opção 1.

No caso escolhemos a opção 1, para recuperar a senha do administrador do Windows (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)No caso escolhemos a opção 1, para recuperar a senha do administrador do Windows (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Passo 9: Abaixo, circulado em vermelho, estão os códigos em hexadecimal dos usuários, e ao lado há uma coluna com o nome deles. Agora você deve digitar o nome do usuário ou o código hexa dele para alterar as opções:

Códigos hexadecimais dos usuários (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Códigos hexadecimais dos usuários (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Passo 10: Agora é a hora de – finalmente – alterar o usuário. O primeiro passo é escolher a opção correta para o que você quer fazer:

1 - remover a senha

2 - mudar a senha (método à força, cuidado no Windows XP e no Vista)

3 - Promover usuário (transforma usuário padrão em administrador, dando-lhe permissão para que você possa mexer em outras contas no próprio ambiente Windows)

4 - Habilitar conta.

Mundando as senhas (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)Mundando as senhas (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)

Nos nossos testes, a senha foi alterada com êxito no Windows 7 (opção 2), mas no Vista e no XP houveram alguns problemas com caracteres especiais, então, se você usa esses sistemas, a melhor opção é apagar a senha (opção 1).

Passo 11: Agora precisamos salvar as modificações usando as opções q e ! para sair do programa e finalmente reiniciar o computador. Claro que tudo pode dar errado e você ter que instalar o Windows novamente, mas se você tem o backup dos seus dados, não há problemas.

Em todo caso, se você ainda não sabe como fazer um backup, aprenda aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares