01/04/2011 15h10 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Como trocar os pentes de memória (DDR, DDR2 e DDR3) de notebooks

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

Nível: Fácil
Material necessário: Chave phillips, Memória RAM
Número de passos: 7
 

Aquele seu notebook começou a ficar cansado, travando de hora em hora, e já não consegue rodar nem o seu navegador de internet junto com algum outro programa? Pois saiba que isso pode ser problema na (ou a falta de) memória RAM, e aumentar a quantidade de pentes de memória no seu notebook é um procedimento muito fácil.

Se você pretende fazer esta tarefa por conta própria, certifique-se quanto ao tipo de slot da sua memória RAM e verifique se sua placa-mãe possui suporte para mais pentes. Obviamente, não adianta tentar colocar uma memória DDR3 em um notebook que só aceita DDR2.

Outro detalhe que merece atenção: nem perca seu tempo tentando trocar uma memória soldada na placa. Isso é um procedimento para profissionais e não deve ser tentado por quem realmente não entender o assunto.

Depois de atentar sobre esses detalhes, vamos ao que interessa?

Passo 1: Retire a bateria e desconecte o notebook da tomada. Isso ajudará você a prevenir possíveis danos ao seu computador.

Passo 2: Na parte traseira, encontre o local indicado para a troca do pente de memória. Geralmente este espaço é identificado na parte de baixo do notebook. Se tiver dúvida, consulte o manual de instruções do computador.

Passo 3: Com cuidado, puxe os dois pinos identificados na foto para os lados. Perceba que o pente subirá, destacando-se para a troca.

Levante os pentes de memória pelas bordas (Foto: Gustavo Ats)Levante os pentes de memória pelas bordas (Foto: Gustavo Ats)

Passo 4: Agora que você removeu a memória antiga do lugar, com cuidado e segurando pelas bordas, retire-o do notebook. Nunca (mas nunca mesmo!) segure o pente de memória tocando-os nas partes douradas. Isso pode até queimar o pente. Prefira sempre as extremidades, onde não há nada do circuito para ser tocado.

Não toque nos terminais da memória (Foto: Gustavo Ats)Não toque nos terminais da memória (Foto: Gustavo Ats)

Passo 5: Coloque o pente de memória novo, novamente sem tocar nos terminais! Para ele encaixar, faça uma pequena pressão com os dedos nas laterais.

Faça uma pequena pressão no pente para baixo (Foto: Gustavo Ats)Faça uma pequena pressão no pente para baixo (Foto: Gustavo Ats)

Tarefa concluída. Mas ainda tem um detalhe: Se você usa um sistema operacional de 32 bits, você pode colocar a quantidade de memória que você quiser que não fará diferença alguma, pois esse tipo de sistema suporta no máximo 3,5 GB. Se você pretende usar mais de 4 GB de memória RAM, use um sistema de 64 bits.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Silva
    2011-04-03T20:37:35

    é uma ótima informação técnica,, porém para nos que trabalhamos em manutenção de informática é uma "punhalada nas costa",, porque é mais um serviço de troca de memória que já devemos descartar ao decorrer do tempo.. acho particularmente que o techtudo deveria dar informação de atualiazações da tecnologia em geral e não "assistência em geral" prejudica o nosso mercado!.. obrigado pela atenção.. Paulo Henrique

  • Uilquer Broiano
    2012-12-14T14:53:14

    a melhor decisão e deixa um tecnico fazer isso e barato seguro se voce vai comprar a memoria nao custa nada deixar que sabe fazer o serviço .abrcs

  • Jessé Lima
    2011-08-24T10:58:28

    ... Imaginem na placa mãe. Durante a troca do pente não é difícil uma pessoa sem experiência tocar na placa mãe, já que esta fica logo abaixo do pente. Pulseira, manta e jaleco antiestático... heim? o que é isso? Pois é. É coisa para profissionais da área de manutenção. Os "leigos" e alguns profissionais (acredite) não sabem o que é ESD, como é gerada num ambiente e muito menos como evitar os danos aos equipamentos eletrônicos que ela pode causar.

  • Jessé Lima
    2011-08-24T10:57:06

    Concordo plenamente com o Paulo, e descordo do Celso Araújo. São informações específicas de profissionais de manutenção. Pessoas sem outras informações técnicas não saberão se quer manipular corretamente a memória. Só para adicionar mais lenhas, dependendo da umidade do ar você não precisa nem tocar no pente de memória para transferir uma descarga eletrostática (também conhecida como ESD). (continua)

  • Celso Araújo
    2011-04-03T21:36:51

    Paulo, voce deve ser do tipo de profissional que cobra até para plugar uma tomada!!