Produtividade

13/04/2011 19h20 - Atualizado em 28/06/2012 15h05

Saiba como ter acesso aos Office Web Apps, o pacote Office gratuito baseado na nuvem

Allan Melo
por
Da redação

Recentemente a Microsoft resolveu liberar o acesso aos Office Web Apps, popularmente conhecido também como Office Online. Antes, apenas usuários que tinham a licença do novo Office 2010 podiam acessar o produto, mas agora todos os brasileiros têm acesso ao serviço.

A versão online do Office 2010 é totalmente gratuita e utiliza a computação em nuvem (o já conhecido serviço do Sky Drive) para armazenar seus documentos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Além disso, oferecendo todas as ferramentas necessárias para que você possa visualizar os arquivos, fazer edições rápidas, e compartilhar seus arquivos com seus amigos.

Então, que tal ativar a sua conta do Office e começar a usá-la agora mesmo? Então siga as instruções abaixo e tenha acesso ao Office e aos seus arquivos em qualquer computador:

Office Web Apps (Foto: Reprodução/Allan Melo)Office Web Apps (Foto: Reprodução/Allan Melo)

Passo 1. Acesse o site do Office Web Apps e clique em "Comece gratuitamente";

Passo 2. É necessário que você tenha uma conta do Windows Live. Você pode usar a mesma ID e senha usadas para conectar no antigo MSN Messenger, se desejar. Se você não tiver ainda uma conta, clique no botão em "Inscreva-se".

Crie um novo documento online (Foto: Reprodução/Allan Melo)Crie um novo documento online (Foto: Reprodução/Allan Melo)
Escolhendo o nível de compartilhamento (Foto: Reprodução/Allan Melo)Escolhendo o nível de compartilhamento (Foto:
Reprodução/Allan Melo)

Passo 3. Ao acessar a sua tela do Office no Windows Live, escolha um tipo de documento a ser criado. Nesse exemplo, usaremos um documento do Word.

Passo 4. Escolha o nome do seu documento. Na opção "Compartilhar com", é possível definir as pessoas que terão acesso a este documento. Se a sua conta Windows Live for sincronizada com o Facebook, você poderá definir o compartilhamento diretamente com os seus amigos da rede social.

Clique em "Salvar" para abrir o documento e abrir o Word.

Barra de ferramentas do Word Web App (Foto: Reprodução/Allan Melo)Barra de ferramentas do Word Web App (Foto: Reprodução/Allan Melo)

Passo 5. Use o Word Web App como se você estivesse usando o Word normal. Visualmente ele é bem parecido com as versões mais novas do pacote Office, mas com menos opções.

Passo 6. Ao terminar, clique na aba "Arquivo" e selecione a opção desejada. Ao clicar em "Salvar", o arquivo será automaticamente guardado em seu HD virtual, no SkyDrive.

Passo 7. Para tirar o documento do Sky Drive e salvá-lo no seu computador, posicione o mouse sobre o arquivo, clique na opção "Mais" e, em seguida, "Baixar". O download será feito automaticamente.

Baixando os arquivos criados no Office para o seu computador (Foto: Reprodução/Allan Melo)Baixando os arquivos criados no Office para o seu computador (Foto: Reprodução/Allan Melo)

 

Adicionando arquivos ao Sky Drive (Foto: Reprodução/Allan Melo)Adicionando arquivos ao Sky Drive (Foto:
Reprodução/Allan Melo)

 

Passo 8. Para colocar documentos seus guardados no computador dentro do SkyDrive, basta selecionar a opção "Adicionar arquivos", ao lado de "Novo".  Selecione a pasta "Meus documentos" para arquivos que só você pode ter acesso, e "Público" para documentos que você queira compartilhar com todo mundo.

Passo 9. Agora basta arrastar os documentos para dentro da caixa de documentos, ou clicar em "selecione documentos do computador" para procurá-los no seu disco rígido. Todos os documentos serão salvos no seu SkyDrive e poderão ser acessados - e editados - de qualquer computador. Para isso, basta que você logue com a sua conta e senha, e acesse seus arquivos.

Pronto! Sua conta já está criada e você já pode usufruir da versão gratuita e online do Office.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares