Sistemas Operacionais

04/04/2011 11h00 - Atualizado em 08/11/2013 13h55

Como fazer limpeza de disco no computador com Windows?

Ramon Cardoso
por
Da redação

Computadores tendem a ficar mais lentos com os anos de uso e deixar os seus usuários bastante frustrados. Isso pode ocorrer por diversos motivos. Entre eles, está o acúmulo de arquivos desnecessários em seu sistema. Antes de partir pra uma atitude mais drástica (como a formatação), veja esta dica do TechTudo e aprenda a limpar os arquivos desnecessários do Windows.

Passo 1. Clique no botão "Iniciar" e em "Todos os Programas".

Passo 2. Desça a barra de rolagem até encontrar o diretório "Acessórios". Abra-o para exibir a lista completa.

Limpeza de disco do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)Limpeza de disco do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Clique em "Ferramentas do Sistema" e selecione a opção "Limpeza de Disco".

Passo 4. Selecione o disco em que deseja realizar a limpeza e clique em "OK".

Caso você possua apenas uma partição (como no nosso caso), o Windows calculará automaticamente o espaço em disco que pode ser liberado. Uma lista será exibida e algumas opções serão automaticamente marcadas. Marque as demais somente se tiver certeza de que os arquivos excluídos não farão falta ou afetarão o funcionamento do sistema.

Passo 5. Marque as caixas dos itens em que deseja realizar a limpeza. Normalmente, os arquivos temporários são os responsáveis por ocupar mais espaço. Caso não precise deles, marque a caixa correspondente.

Passo 6. Após seleionar os itens desejados, clique em "OK".

Limpeza de disco do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)Limpeza de disco do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 7. Uma aviso de confirmação será exibido. Clique em "Exlucir arquivos" para que o Windows inicie a limpeza de disco.

Repare que, no nosso exemplo, o espaço total obtido com a remoção de arquivos desnecessários foi de 156 MB. Apesar de não termos liberado um espaço em disco muito grande, esse é um valor considerável, principalmente quando se trata de arquivos desnecessários.

Dependendo da utilização e da data em que foi realizada a última limpeza, esse número pode chegar a valores muito mais altos e prejudicar o rendimento do sistema. Por esse motivo, é importante realizar limpezas periódicas de modo a otimizar o desempenho do Windows.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares