Internet

27/05/2011 19h13 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Como agilizar sua experiência e leitura no Google Reader

Anna Raquel
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativos: Google Reader
Número de Passos: 4

Se você gosta de acompanhar vários sites e blogs, sabe que a melhor forma de fazer isso é usando um leitor de RSS como o Google Reader. Já pensou se tivéssemos que entrar em todos os sites, todos os dias, para saber o que há de novidade?

Mesmo com o Google Reader, há maneiras de você agilizar ainda mais a sua leitura diária usando alguns recursos da ferramenta cujo acesso não está tão óbvio. E é pensando nisso que o TechTudo reuniu essas dicas e agora vai compartilhá-las com você. Confira:

Passo 1. Crie pastas para organizar seus Feeds

Separando seus feeds em pastas, é possível agrupá-los por interesse e assuntos, permitindo ler todos os artigos de uma determinada pasta e limitar a busca. Para fazer isso, basta clicar no ícone da engrenagem, no canto superior direito da tela, e escolher a aba “Folders and Tags” (“Pastas e Tags” em português). Nessa tela é possível criar, renomear, deletar e configurar as opções de compartilhamento de cada pasta.

  •  
Crie pastas por assunto para organizar seus feeds (Foto: Reprodução)Crie pastas por assunto para organizar seus feeds (Foto: Reprodução)

Passo 2. Utilize a seção de Tendências para manter sua lista atualizada

Com o tempo, é comum acumular diversas assinaturas, e fica difícil saber quais estão atualizadas. O Google Reader oferece uma ferramenta muito útil para resolver isso: a seção de Tendências, que fica dentro do item “Suas coisas” no menu principal. Nela é possível visualizar várias estatísticas suas de leitura, além de estatísticas de publicação de feeds. Para retirar os feeds que não são mais atualizados, basta selecionar a aba “Inativo” na seção “Tendências de Inscrição”.

Utilize as estatísticas da seção Tendências para manter seus feeds atualizados (Foto: Reprodução)Utilize as estatísticas da seção Tendências para manter seus feeds atualizados (Foto: Reprodução)

Passo 3. Aprenda os atalhos de teclado mais úteis

Uma das coisas que agiliza e muito a leitura de feeds é o domínio de atalhos de teclado. Dessa forma é possível navegar pelos feeds sem utilizar o mouse. Essa dica só é válida se você estiver visualizando o Google Reader em um computador com teclado, obviamente. Tablets e celulares não contam com esse recurso.

J / K – seleciona o item seguinte/anterior na lista
espaço/shift + espaço – move a página para cima/para baixo
O – na visualização de lista, expande ou minimiza o item selecionado
S – marca com estrela o item selecionado
shift + S – compartilha o item selecionado
V – abre a fonte original do artigo em uma nova janela
shift + A – marca todos os itens da lista como lidos
1 – mostra a lista com itens expandidos
2 – mostra a lista com apenas os títulos
shift + N / P – seleciona a inscrição ou pasta seguinte/anterior na navegação
shift + X – amplia ou minimiza a pasta selecionada na navegação
U – oculta ou exibe a lista de inscrições

Passo 4. Deixe a “mágica” priorizar os artigos por você

O Google Reader tem um recurso muito interessante que funciona melhor se você já o utiliza há algum tempo. A classificação por mágica, disponível no menu “Visualizar Configurações” de qualquer lista de feeds, organiza os artigos por relevância para você. E como ele descobre o que é mais importante? Utilizando seu histórico de interação. Por exemplo, se você assina feeds sobre esporte e lê mais os artigos relacionados a futebol, com essa opção ativada, os artigos que falam sobre futebol serão listados primeiro. É um recurso útil para selecionar o que vai ser lido quando o tempo for apertado.

A opção de classificar por mágica ordena os artigos por relevância (Foto: Reprodução)A opção de classificar por mágica ordena os artigos por relevância (Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares