Sistemas Operacionais

05/05/2011 13h46 - Atualizado em 14/07/2011 06h50

Como diminuir a temperatura da CPU (Windows XP)

Ramon Cardoso
por
Da redação

Nível: Básico
Aplicativos necessários: CPUIdle
Passos: 7

Assim como ocorre no corpo humano, temperaturas excessivas na CPU sinalizam que há algo errado com o computador. Porém, em vez termômetros, existem alguns softwares que possibilitam o monitoramento da temperatura e, consequentemte, a identificação de anormalidades e eventuais problemas. Um desses programas é o SpeedFan, apresentado pelo TechTudo na dica "Aprenda a monitorar a temperatura da CPU".

Seus recursos são realmente muito bons, mas, o que fazer quando percebemos que, de fato, a CPU está com temperaturas excessivas? Uma opção é gastar uma boa quantia de dinheiro com técnicos e materiais necessários. A outra pode ser baixar o CpuIdle e deixar que o programa se encarregue de otimizar a utilização do processador para diminuir a temperatura. Se a segunda opção lhe parece mais atraente, acompanhe o passo a passo abaixo e veja como o programa funciona.

Passo 1. Faça o download do CPUIdle e instale-o em seu computador.

Passo 2. Ao executar o programa, ele automaticamente entra em funcionamento e seus recursos são ativados. Para configurá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o seu ícone na barra de tarefas (próximo ao relógio) e, em seguida, clique em "Options".

Passo 3. Selecione a aba "StartUp" e clique no botão "Enable Autostart" para permitir que o programa seja iniciado junto com o Windows.

CPUIdle (Foto: Reprodução/TechTudo)CPUIdle (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Marque a opção "Optimize CPU / Chipset" para permitir que a otimização seja realizada com o início do CPUIdle. Essa opção é recomendada pelo programa.

Passo 5. Selecione a aba "Temp Monitor" e, ao lado da frase "If sensor indicates temperature of", defina o valor (em graus celsius) que deve ser considerado excessivo.

CPUIdle (Foto: Reprodução/TechTudo)CPUIdle (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 6. Em seguida, marque a opção correspondente à ação a ser realizada pelo programa caso o valor definido seja atingido: Ignore - nada é feito; Run at highest priority - otimização máxima do refrigeramento da CPU;  Increase priority stepwise (opção recomendada) - auementa gradativamente a prioridade; Immediately shutdown Windows - desliga automaticamente o computador.

Passo 7. Após configurar o programa com suas preferências, clique em "OK" para que ele continue a ser executado em segundo plano.

O funcionamento de CPUIdle consiste em ativar o gerenciamento de consumodo do processador quando o mesmo não está sendo utilizado. Dessa forma, o programa promete aumentar a vida útil do seu processador e reduzir o consumo de energia do computador. Verifique no site do CPUIdle os processadores suportados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Gomes
    2012-12-14T18:03:27

    Não consegui utilizar o programa, quando aciono vem uma mensagem dizendo que a versão expirou