Internet

23/05/2011 17h51 - Atualizado em 14/07/2011 06h46

Como exibir o navegador e o sistema operacional dos seus visitantes nos comentários do WordPress

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

Nível: Iniciante
Recursos necessários: WordPress, WP-UserAgent
Número de passos: 4

Alguns blogs de tecnologia exibem o navegador e o sistema operacional dos seus visitantes logo abaixo dos comentários. Mas como isso é possível?

Ao enviar um comentário, o WordPress solicita um pequeno texto enviado pelo seu navegador, como “Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; WOW64) AppleWebKit/534.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/13.0.767.0 Safari/534.36”. Com esse texto, chamado de user-agent, é possível descobrir o sistema operacional (Windows 7, 64 bits) e o navegador (Google Chrome 13) do seu visitante. Mas sem que você diga ao WordPress como utilizá-lo, ele simplesmente o usará para criar estatísticas, sem publicar nada no site.

Como o plugin WP-UserAgent, no entanto, o código enviado pelo navegador se transforma em algo mais amigável para o usuário, e que pode ser exibido para outras pessoas.

Quer adicionar esta funcionalidade no seu WordPress? Siga os passos a seguir.

Passo 1. Instale o WP-UserAgent no seu WordPress. Para isso, acesse o seu painel de administração e entre em "Plugins" > "Adicionar novo". Procure por "WP-UserAgent" e clique em "Instalar agora". Se preferir, acesse a página do WP-UserAgent.

Instalação do WP-UserAgent (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Instalação do WP-UserAgent (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Passo 2. Ative o plugin e acesse o menu do WP-UserAgent, em "Configurações" > "WP-UserAgent".

Passo 3. Na página de configuração do plugin, personalize ao seu gosto detalhes como tamanho dos ícones (em pixels), modo de exibição (apenas ícones, apenas texto ou ícones e texto) e local de exibição (antes ou depois do comentário).

WP-UserAgent (Foto: Reprodução/Paulo Higa)WP-UserAgent (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Passo 4. Acesse um post com comentários. O navegador e o sistema operacional aparecerão antes ou depois do comentário do usuário (conforme você escolheu).

Pronto! Se o plugin não funcionar, provavelmente o tema escolhido por você não é compatível com o WP-UserAgent e você terá que adicioná-lo manualmente, o que é mais trabalhoso. Para isso, entre na página de configuração do plugin e, no campo “UserAgent Output Location”, selecione “Custom (Advanced)” e siga as instruções.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares