24/05/2011 18h05 - Atualizado em 14/07/2011 06h46

Criando uma versão mobile do seu site ou blog

Vivian Fiorio
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Recursos Necessários: Website próprio; Onbile
Número de Passos: 6

Ao contrário do que muita gente pensa, os sites vistos nas telas de um celular ou smartphone não são apenas miniaturas dos sites tradicionais. Nos sites mobile, como as telas dos aparelhos são menores, o conteúdo deve ser reorganizado, bem como as imagens, que também devem ser redimensionadas para que possam ser exibidas na sua proporção exata.

Com isso em mente, se você deseja agradar o público visitante do seu site oferecendo uma versão mobile do site de sua empresa ou de sua página pessoal, nós, do TechTudo, te apresentaremos a uma ferramenta que pode agilizar e simplificar esse processo para apenas alguns passos. Veja abaixo o que você precisa fazer.

Acessando o portal Onbile (Foto: Reprodução)Acessando o portal Onbile (Foto: Reprodução)

Passo 1. Acesse o portal Onbile, que pode ser acessado aqui. A maior vantagem desta ferramenta é que o site é bastante explicativo e, portanto, não há como errar.

Passo 2. Ao acessar o site, clique no ícone "Get Started Now" e em seguida preencha as informações solicitadas na tela, entre elas as necessárias para a criação de uma conta no site, com o nome de usuário, senha e e-mail pessoal. Em seguida, clique em "Próximo Passo".

Passo 3. Na página seguinte serão mostradas diversas opções de templates que podem ser utilizados para o seu site. É possível personalizar cada modelo trocando as cores de fundo, títulos e subtítulos, bem como os ícones. Depois de deixar o site com a cara que você deseja, siga adiante.

Escolhendo um template (Foto: Reprodução)Escolhendo um template (Foto: Reprodução)

Passo 4. A próxima etapa será a de inclusão de conteúdo no site. Será preciso definir o nome do site, o título e o subtítulo da página inicial, assim como o conteúdo propriamente dito e uma foto ou um logo para ocupar a primeira página.

Será possível também personalizar informações de redes sociais, localização com Google Maps, dentre outras opções. Depois de efetuar todas as alterações, clique em "Próximo Passo".

Definindo dados do site (Foto: Reprodução)Definindo dados do site (Foto: Reprodução)

Passo 5. Na próxima página será preciso informar o endereço do seu site. Ao fazer isto, clique em "Publish". Logo será mostrada na tela uma mensagem informando de que o site foi criado com sucesso. Para que ele seja publicado corretamente e funcione quando acessarem o seu website será preciso confirmar o e-mail informado na hora do cadastro e acessar a mensagem enviada pela ferramenta.

Email de confirmação (Foto: Reprodução)E-mail de confirmação (Foto: Reprodução)
Copiando o código (Foto: Reprodução)Copiando o código (Foto: Reprodução)

Passo 6. Você será encaminhado para uma página onde haverá um link que deverá ser adicionado ao código fonte do site tradicional, entre a tag <head> e </head>. Para facilitar, o site disponibiliza a ferramenta "Where Should I Paste This Code", onde há as indicações do local na página em que o link deverá ser colado.

Agora o site mobile estará pronto para visualização! Toda vez que algum usuário acessar o seu site em um aparelho móvel, o serviço site reconhecerá o dispositivo e o mandará para a versão mobile.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gleiner Pelluzzi
    2013-09-27T14:43:05

    Muito bom! Valeu!

  • Zaqueu Ribeiro
    2011-10-27T17:11:49

    Excelente Tutorial, estava procurando algo sobre isso há tempos, mas não procurava no lugar certo.