Sistemas Operacionais

17/05/2011 18h10 - Atualizado em 14/07/2011 06h48

Saiba como colocar suas pastas favoritas no menu do botão direito

Emerson Alecrim
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Recursos necessários: ConFavor
Número de passos: 5

O menu de contexto do Windows, isto é, a lista de opções que aparece quando você clica com o botão direito do mouse em alguma parte da Área de Trabalho ou das janelas do Windows Explorer, é uma maneira bem fácil de se acessar determinados recursos do sistema.

Com base nisso, que tal utilizar este menu para acessar rapidamente as suas pastas favoritas - ou mesmo os seus arquivos favoritos? Saiba como a seguir.

Acessando pastas e arquivos favoritos pelo menu de contexto do Windows

Passo 1. Faça download do programa ConFavor e o instale-o. O aplicativo é gratuito e permite a utilização de até 10 itens favoritos, o que é suficiente para a maioria das pessoas. Se precisar de mais, é possível comprar uma versão ilimitada no site oficial;

Passo 2. Ao abrir o programa, você será apresentado à janela mostrada abaixo. Clique na seta do botão "Add" para adicionar um arquivo - opção "Add file" - ou uma pasta - opção "Add folder" - como favorito. Ao fazer isso, uma janela se abrirá para que você localize nela o item a ser "favoritado". Ao encontrar o arquivo ou pasta em questão, clique em "Abrir";

Adicionando arquivos e pastas como favoritos (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Adicionando arquivos e pastas como favoritos (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)
Definindo o nome do atalho (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Definindo o nome do atalho (Foto: Reprodução/
Emerson Alecrim)

Passo 3. Em seguida, o ConFavor mostrará uma pequena janela onde você poderá alterar o nome de atalho do arquivo ou da pasta. Por padrão, o programa exibirá o nome já existente. Altere ou deixe como está. Perceba que esta ação não muda o nome do arquivo ou da pasta no sistema, apenas a sua denominação no atalho. Clique em "Ok" para finalizar;

Passo 4. Pronto! Agora, basta conferir o resultado: clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho ou em uma janela do Windows Explorer e procure a opção "My favorites". É nela estão os atalhos para as suas pastas e arquivos favoritos, além de botões para que você possa adicionar mais itens. Fora o menu de contexto, o aplicativo exibe sua relação de favoritos também na janela Computador, do Windows, junto aos ícones das unidades de armazenamento.

Acessando os favoritos pelo menu de contexto (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Acessando os favoritos pelo menu de contexto (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 5. Perceba que o ConFavor mostrará em sua janela principal a lista de arquivos e pastas adicionadas, além de seus respectivos caminhos. Se quiser remover algum desses itens, selecione-o e clique em "Delete". Se quiser renomeá-lo, faça o mesmo, mas escolha o botão "Rename".

Para este tutorial, o ConFavor foi testado no Windows 7, mas a ferramenta funciona também nas versões Vista e XP do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares