Veja as dicas de como usar o LinkedIn, uma rede social para fazer contatos com um objetivo profissional, como arrumar um emprego, manter parcerias em negócios, exibir currículos entre outras tarefas. Desde 2003 o site existe e vem conquistando um bom número de usuários. No geral, nessa rede de negócios, você terá os recursos necessários para divulgar suas qualificações e experiência, além de receber notícias novas oportunidades.
Como adicionar pessoas no LinkedIn e aumentar sua rede de contatos

Sem falar que o fato de ser uma rede de negócios não exclui a possibilidade de usar o LinkedIn para manter contato com colegas e amigos. Existem recursos de mensagens e frases de status privados, que são parecidos com os que existem no Facebook.
Para quem já está acostumado com outras redes sociais, não há mistério para usar o LinkedIn.
Criando sua conta
Você pode criar sua conta no LinkedIn a partir de um convite que alguém envie para seu e-mail. Mas, caso você não receba nenhum convite, é só cadastrar seu e-mail e uma senha no próprio site da rede de negócios.
Passo 1. Acesse a página inicial do LinkedIn Brasil e preencha os campos com seu nome, sobrenome e e-mail. Crie uma senha e clique no botão "Cadastre-se agora";

Passo 2. A página inicial de inscrição será aberta. Preencha os campos corretamente e clique em "Criar meu perfil";

Passo 3. No passo seguinte, digite seu e-mail;

Passo 4. Uma janela pedindo confirmação de acesso pelo LinkedIn será aberta. Clique em "Aceitar" para continuar o cadastro;

Passo 5. Para adicionar as conexões que o LinkedIn sugerir para você clique no botão azul correspondente. Ou escolha "pular esta etapa". Nas duas próximas etapas seá pedido para você criar convites por e-mail, baixar aplicativo para celular e adicionar uma conta premium. Escolha os serviços que preferir ou simplesmente clique em 'pular esta etapa". Lembrando que depois você porderá acessar esses recursos com o perfil pronto;

Passo 6. Pronto. O perfil está finalizado e pronto para uso;

Passo 7. Agora, complete as informações pendentes no seu perfil. Para isso passe o mouse em "Perfil" e clique em "Editar perfil". Na página que abrir, clique no botão cinza "Editar perfil";

Passo 8. Para alterar cada informação, clique no símbolo de "+" e siga os passos da tela que abrir. Complete com as categorias "Experiência", adicionando as empresas nas quais você trabalhou, "Educação", para colocar as instituições de ensino que cursou, "Foto" e "competências" para habilidades extras. Também há categorias como "Idiomas", "Cursos", "Trabalhos voluntários" e muito mais;

Recursos
Depois de ter configurado sua conta, o sistema redireciona você para a página inicial do LinkedIn. É possível perceber que a rede oferece diversas ferramentas. Nos próximos passos, você terá uma visão geral de alguns deles.
Passo 9. Na barra de ferramentas do site você encontra as funções separadas pelas categorias: Pagina inciaal, Perfil, Rede, Empregos e Interesses. No menu da direita, funções extras como Serviços empresariais e Fazer upgrade estão disponíveis. No topo direito há um índice de notificações com mensagens, alertas, amigos adiconados e sua imagem de perfil, respectividamente. Início, Perfil, Contatos, Grupos, Empregos, Caixa de Entrada, Empresas e Mais;

Passo 10. Na página inicial, é possível pode procurar por mais amigos. Para isso digite o nome da pessoa na barra de texto no topo central da página e em seguida clique no ícone de lupa. Além disso, você visualiza as postagens que suas conexões;

Passo 11. A partir da aba Perfil, você pode acrescentar muitas informações sobre suas características profissionais. É nela que ficam suas informações pessoais na rede social;

Passo 12. Na aba Rede, é possível adicionar e gerenciar contatos, adicionar conexões (pessoas) e mais. Uma ferramenta prática é a bisca por contatos por meio do e-mail. Para isso digite sua conta e clique em "Continuar". Na listagem que aparecer, adicione as pessoas que preferir. Nela também é possível remover conexões, ver contatos importados e organizar perfis (com a versão update);

Passo 13. Na categoria de Empregos, você pode fazer pesquisas avançadas por vagas, anunciar uma oportunidade e gerenciar suas buscas;

Passo 14. Em Interesses, os usuários podem organizar Grupos, buscar por Empresas e Instituições de ensino. Em Pulse, há uma listagem de páginas e canais interessantes;

Passo 15. Por fim em Serviços empresariais, é possível Anunciar vaga e demais serviços semelhantes. Confira se algum é de seu interesse e siga os passos na tela. No botão ao lado de Update é possível modificar sua conta para uma versão paga.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.