Antivírus

23/05/2011 20h20 - Atualizado em 17/02/2016 09h32

Spybot: como instalar, configurar e usar o antispyware

Arize Oliveira
por
Da redação

O Spybot é um dos mais conhecidos antispywares disponíveis no mercado. Um antispyware faz parte do kit de segurança dos computadores e é responsável por detectar e eliminar da sua máquina os programas espiões.

No geral, os spywares são aplicativos que pegam seus dados pessoais e do seu computador para diversos fins. Esses arquivos podem ser bons para guardar seus hábitos, mas eles também são responsáveis por rastrear os sites que você navega, espionando os seus hábitos de uso da internet.

Ter um antispyware é bom para reforçar sua privacidade e sua segurança como um todo. O Spybot é uma opção de antispyware. Um outro removedor de spywares também bastante conhecido é o  Ad-Aware.

Tutorial Spybot: conheça melhor o seu antispyware (Foto: Divulgação)Tutorial Spybot: conheça melhor o seu antispyware (Foto: Divulgação)

Além disso, o Spybot também vasculha o computador em busca de malwares e códigos maliciosos de qualquer outro tipo de aplicação que possa comprometer a máquina. Você pode agendar escaneamentos e o banco de dados da empresa desenvolvedora é atualizado com frequência.

Passo 1. Para ter o Spybot no seu PC a primeira coisa a ser feita é baixar o programa no site do BaixaTudo. A instalação segue o padrão das instalações convencionais: avançar janelas e aceitar os termos de uso;

Passo 2. Depois de ter feito o download e instalado o programa, você deve clicar no ícone do Spybot na área de trabalho ou pelo menu iniciar para abrir o software;

Passo 3. Na primeira vez que você usar o programa, serão oferecidas algumas opções de configuração do Spybot. A primeira delas pergunta sobre o idioma que será usado no software. Existe a alternativa em português para facilitar a utilização de muitos usuários;

Passo 4. Depois de ter selecionado o idioma, o próprio programa avisa que alguns sistemas dependem de spywares para funcionar. Logo, remover alguns spywares fará com que estes programas parem de agir no computador.

Sendo assim, cuidado para não desativar nenhuma opção relacionada ao seu e-mail e outros lugares. E se houver algum comportamento estranho após a utilização do Spybot, desconfie de suas configurações;

Passo 5. Em seguida, o Spybot será aberto. Antes de mais nada, é importante atualizar o banco de dados do software. Para tanto, clique no botão 'Procurar por atualizações'. Marque as atualizações necessárias e baixe os updates;

Passo 6. Entre no modo avançado na página do Spybot e entre no menu de 'Configurações'. Você pode alterar idioma, configurar quais programas maliciosos o Spybot apagará, selecionar opções de backup e outros;

As outras opções desse painel contêm ferramentas principais de proteção e limpeza, configurações especiais, conjunto de relatórios para informações detalhadas, atualizações, notícias e notificação de bugs.

Passo 7. Se você quiser fazer alguma alteração na configuração basta marcar as opções. E para começar a usar o Spybot, clique no menu inicial em 'Verificar problemas'. Com isso o programa irá fazer uma busca e mostrar os problemas que forem encontrados;

Passo 8. Os problemas serão mostrados em uma lista com arquivos marcados em vermelho ou verde. Os que estão em vermelho podem ser corrigidos sem problemas, porque indicam resultados potencialmente maliciosos.

Já os problemas marcados com verde são duvidosos e você deve definir o que será feito com eles. Porque eles apenas mostram rastros de utilização normal do computador que podem ser mantidos sem danificar seu sistema.

É só marcar os problemas que deseja corrigir e clicar no botão 'Consertar problemas selecionados'. Assim você reforça a privacidade do seu computador e evita situações desagradáveis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares