Tablet

09/06/2011 16h44 - Atualizado em 09/07/2013 12h59

Aprenda a ligar qualquer computador desligado da sua rede usando um atalho na tela do Android

Ticiano Sampaio
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Recursos necessários: WOLShortcut e Prompt de comando
Número de passos: 6

Primeiramente, é preciso entender que um computador conectado à tomada, mesmo quando desligado, mantém algumas funções da placa mãe em funcionamento. Algo que nunca está desligado é, por exemplo, a porta ethernet - e você pode usar isso a seu favor. Nesse tutorial você vai aprender como acordar o seu computador (não em hibernação, mas desligado mesmo) usando um simples atalho na tela do seu Android.

A utilidade desse procedimento se torna óbvia para quem tem uma rede com várias máquinas e precisa, com frequência, acessar pastas compartilhadas em um computador específico, mas este não se encontra ligado. Muito melhor do que levantar e ir até lá para ligá-lo é poder, com um simples comando remoto, ligar qualquer máquina da rede à sua escolha.

Entenda que, para essa mágica funcione, é preciso que o Android esteja conectado via WiFi à rede e que todas as máquinas pertençam a essa mesma rede, conectadas por cabos. É necessário também que o dispositivo de rede dos PCs seja compatível com Wake on LAN, mas isso é tão difundido que dificilmente você não encontrará uma placa que não disponha do recurso. Estando claros dos requisitos, vamos ao procedimento.

Passo 1. Descubra os endereços MAC das máquinas que você deseja ligar e tome nota de todos eles. Numa máquina rodando Windows, é possível descobrir essa informação indo em “Iniciar” e, na caixa de pesquisa, digitando “prompt” e pressionando o Enter. Isso fará com que o Prompt de Comando inicie. Nele, digite “ipconfig /all” (sem as aspas) e pressione Enter. Tome nota da sequência de letras e números exibida em Physical Address.

O "Mac Adress" do seu computador pode ser visualizado em "Physical Address" (Foto: Reprodução)O "Mac Adress" do seu computador pode ser visualizado em "Physical Address" (Foto: Reprodução)
WOLShortcut (Foto: Reprodução)WOLShortcut (Foto: Reprodução)

Passo 2. Vá até o Android Market para instalar no seu smartphone o aplicativo WOLShortcut.

Passo 3. No Android, vá até o aplicativo instalado, execute-o, e aperte o botão “Menu” do smartphone para visualizar as opções do app. Vá até a opção "Add New" para adicionar uma nova máquina a ser despertada pelo comando.

Passo 4. Nas opções abertas, “Computer Edit”, os únicos dados que você deverá inserir são o nome do computador (à sua escolha) e o MAC (Physical Address) que você anotou. Selecione “Show dialog before sending” se você quiser ou não um pop up de confirmação antes de ligar a máquina (recomendo deixar marcado) e clique em "Apply".

Passo 5. Com os computadores listados na interface do WOLShortcut, tudo que você precisa para criar os atalhos é dar um toque prolongado no nome da máquina escolhida e selecionar “Create Shortcut” no menu que aparecer. O atalho para ligar o computador será criado na área de trabalho do Android.

Widget do WOLShortcut na área de trabalho do Android (Foto: Reprodução)Widget do WOLShortcut na área de trabalho do Android (Foto: Reprodução)

Passo 6. Agora pode desligar o computador totalmente (não da tomada, por favor) e tocar o atalho. Se o pop up de confirmação surgir, basta tocar em “send” para ver a mágica acontecer.

Algumas placas mãe poderão exigir que a opção Wake on LAN seja ativada nas configurações de BIOS. Caso tudo o que foi feito até aqui não funcione, basta procurar o manual da sua placa e se informar sobre o recurso. Esse método já foi testado por mim com vários computadores e faz parte do meu uso cotidiano.

Em casa, mantenho o computador do meu quarto e o HTPC, que fica na sala do home theater, com atalhos criados na tela do Android. Despertá-los à distância facilita a vida quando eu preciso mexer neles pela rede ou até mesmo quando quero assistir a algum filme.

É possível, com o próprio Android, assumir o controle de muitas funções do computador via Wi-Fi, controlando a interface do Windows ou mesmo os programas de media center, mas esses serão temas para tutoriais futuros.

Está procurando uma ferramenta que simule uma rede local de computadores? Encontrou! Baixe Hamachi!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Douglas Corrêa
    2011-06-09T16:55:00

    Gostei muito dessa matéria Será que chega para IOS? Abraços.

  • Israel
    2013-03-20T18:10:23

    Ticiano, gostaria de saber se você conhece algum programa que faz esse mesmo procedimento porém conectado em outra rede e não na mesma.

  • Vagner Pereira
    2012-06-13T23:28:18

    Ticiano, eu tenho um motorola i940 operadora nextel, e consegui fazer a instalação no aparelho, tudo funcionou perfeitamente. Não entendo muito de rede, mais notei que quando não estou conectado em minha casa via wifi eu não consigo ligalo. Isso ocorre porque não tenho um ip fixo ? Minha internet é banda larga da net e uso um roteador wireless dlink.

  • Charles Fonseca
    2012-06-06T15:29:43

    Ticiano, aproveitando a pergunta do Fábio, você já vez testes em laptops? Já pesquisei muito a respeito de wake on lan e sempre me deparo com problemas na execução nos casos de pessoas com laptops. Inclusive entrei em contato com o suporte da Dell (leptop vostro 3450) questionando-os quanto a disponibilidade do wake on lan na bios do meu pc, e os mesmos informaram que não tem essa função em nenhum laptop deles. Se acaso souber de algum laptop que funcione, ficaria muito grato de saber!

  • Ticiano Sampaio
    2011-06-09T17:34:57

    Douglas, esse procedimento deve ser fácil de adaptar a um app para o iPhone que faça wake on lan. O funcionamento básico é sempre o mesmo. Se você encontrar na app store um aplicativo para fazer wake on lan e seguir esse tutorial, com umas ligeiras adaptações, você poderá seguir a dica.

  • Ticiano Sampaio
    2011-06-13T09:26:02

    Fábio, como falei, é bem provável que você precise verificar nas configurações de BIOS do seu notebook se a opção de wake on lan está ativada e ainda outras opções referentes ao gerenciamento de energia. Notebooks podem ter configurações mais peculiares porque, no caso dessas máquinas, o desligamento precisa ser um desligamento total mesmo. Do contrário ele ficaria esvaziando a bateria mesmo quando desligado.

  • Fabio Werneck
    2011-06-10T16:03:11

    Gostaria de saber se isso é possível com notebook. Testei e não consegui ligar!!! Tentei dos dois modos: Conectado a rede com fio (ethernet) e sem fio (wi-fi). Sem fio, obviamente, não funcionaria, mas fiz assim mesmo, porém com fio, que era o que você informou (eu acho), tb não funcionou!! Pode me ajudar?