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28/06/2011 15h19 - Atualizado em 07/02/2017 13h28

Como abrir uma reclamação na Anatel

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)fiscaliza as ações das empresas de telefonia no Brasil. O órgão tem autoridade para resolver problemas de usuários relacionados com esses serviços, seja nas operadoras de telefone fixo, celular, Internet banda larga, móvel ou até TV por assinatura. Para ajudar, é possível abrir uma reclamação diretamente no site da Anatel caso sinta que seus direitos foram lesados. É necessário ter o número de protocolo da operadora em mãos, que você consegue ao abrir uma chamada telefônica ou online com sua reclamação. A Anatel é o passo da frente, caso o serviço não resolva seu problema ou se a resposta por insuficiente. Quer saber como fazer isso? Então confira este tutorial para computador.

App da Anatel registra reclamações, mas não gera protocolo

Veja como abrir uma reclamação na Anatel contra sua operadora de telefonia (Foto: Divulgação/Anatel) (Foto: Veja como abrir uma reclamação na Anatel contra sua operadora de telefonia (Foto: Divulgação/Anatel))Veja como abrir uma reclamação na Anatel contra sua operadora de telefonia (Foto: Divulgação/Anatel)








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Vale lembrar que após o envio é necessário aguardar cinco dias úteis para que sua reclamação seja encaminhada pela Anatel para a operadora, e esta responda a questão. Se continuar o problema, você pode reabrir a chamada original na Anatel em um prazo de 15 dias. Você pode acompanhar o processo no histórico do seu login.

Passo 1. Acesse o site oficial da Anatel (http://www.anatel.gov.br/institucional/) e na página principal clique em “Registrar Reclamação”;

Clique para registrar a reclamação na Anatel pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Clique para registrar a reclamação na Anatel pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Clique para registrar a reclamação na Anatel pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)








Passo 2. Em seguida, clique em “Registre sua Reclamação”. Nessa página serão mostradas algumas dicas do tempo que a resposta pode demorar e como funciona. Vale ler antes de prosseguir. Você pode acompanhar todo o processo da reclamação no histórico, no seu login do site da Anatel;

Inicie o registro da reclamação na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Inicie o registro da reclamação na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Inicie o registro da reclamação na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)









Passo 3. Caso seja seu primeiro acesso, será necessário registrar seus dados na Anatel. Para isso clique em “Ainda não sou cadastrado”. Digite seus dados pessoais completos. A sua senha criada precisa ter no mínimo 8 dígitos com letra maiúscula, minúscula e número. No final, marque a caixa de texto ao lado de “Não sou um robô” e envie em “Cadastrar”;

Faça o seu cadastro na Anatel pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Faça o seu cadastro na Anatel pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Faça o seu cadastro na Anatel pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)










Passo 4. Você será direcionado para a área de login, na aba “Acesso ao sistema”. Digite seu CPF e a senha que acabou de criar, confirmando em “Entrar”;

Faça o login no site da Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Faça o login no site da Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Faça o login no site da Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)








Passo 5. Ao acessar o sistema, clique em “Fale Conosco”. Em seguida, clique em “Aceito” após ler o Termo de Responsabilidade da Anatel;

Concorde com os termos da Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Concorde com os termos da Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Concorde com os termos da Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)






Passo 6. Agora, para iniciar o registro na Anatel do seu problema, clique em “Registrar Solicitação”;

Inicie seu registro na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Inicie seu registro na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Inicie seu registro na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)










Passo 7. O primeiro passo é selecionar o tipo de comunicação com a Anatel. Nesse caso vamos usar a “Reclamação”, mas é possível pedir informações, fazer sugestões ou até denúncias;

Selecione o tipo de contato com a Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Selecione o tipo de contato com a Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Selecione o tipo de contato com a Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)










Passo 8. Em seguida, confirme no botão “Iniciar Registro”. Esse passo deve ser feito depois de você tentar falar com sua operadora para resolver o problema;

Agora continue para especificar o tipo de reclamação na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Agora continue para especificar o tipo de reclamação na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Agora continue para especificar o tipo de reclamação na Anatel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)









Passo 9. Escolha o tipo de serviço entre “Celular Pós-Pago”, “Celular Pré-Pago”, “Fixo”, “TV por Assinatura”, “Banda Larga Fixa” ou “Mais opções”;

Selecione o tipo de serviço de telecomunicações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Selecione o tipo de serviço de telecomunicações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Selecione o tipo de serviço de telecomunicações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)







Passo 10. Na página seguinte serão listados diversos motivos para sua reclamação. Clique em “Escolher” no que preferir para continuar;

Marque o assunto do problema na reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Marque o assunto do problema na reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Marque o assunto do problema na reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)









Passo 11. Depois especifique o problema clicando em “Escolher” ao lado do foco do assunto da sua reclamação;

Especifique o problema na reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Especifique o problema na reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Especifique o problema na reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Especifique o problema na reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))









Passo 12. Por fim, será mostrado um resumo dos seus dados, sendo necessário adicionar o número de protocolo da operadora, dados do equipamento com problema, local e uma descrição do assunto. Confirme em “Finalizar Registro”;

Confirme os dados da reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Confirme os dados da reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Confirme os dados da reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Confirme os dados da reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))









Passo 13. Você poderá ainda clicar em “Anexar” para adicionar um documento em DOC, DOCX ou PDF complementar a sua solicitação;

Anexe documentos para ajudar na apuração da reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Anexe documentos para ajudar na apuração da reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Anexe documentos para ajudar na apuração da reclamação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)






Passo 14. Você poderá acompanhar o processo e mais detalhes da sua reclamação em “Histórico”, com o mesmo login.

Acompanhe os passos do registro no histórico da Anatel no seu login (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Acompanhe os passos do registro no histórico da Anatel no seu login (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Acompanhe os passos do registro no histórico da Anatel no seu login (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)









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  • Marcos Araujo
    2012-03-27T20:47:02

    Fiz uma compra no COMPRA FÁCIL, eu e minha esposa não estávamos em casa, quando chegou a mercadoria, quem recebeu foi a diarista que limpava a casa, ao chegar em casa deparei com um produto sem nota fiscal, e pior um produto com defeito. fui ao site e consegui tirar um papel que se diz fiscal, por sorte minha que levei o tal aparelho (Climatizador QF), para uma autorizada na minha cidade (Nova Iguaçu), que não mais atende concerto do tal, pronto mais um problema, foi pra Duque de Caxias, a atendente já duvidou do papel fiscal, mais aceitou, vamos ver no que vai dar, cuidado com COMPRA FÁCIL!!