Imagens

02/06/2011 20h55 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Como criar o efeito Aurora do Windows Vista no Photoshop

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Adobe Photoshop (neste tutorial utilizamos a versão CS5)
Número de passos: 8

Com certeza uma das características do design do Windows Vista e 7 são seus atraentes gráficos e wallpapers. Neste tutorial aprenderemos a criar o efeito Aurora, clássico do Windows Vista, e que poderá ser utilizado também como papel de parede ou até mesmo como imagem de fundo de suas apresentações no Power Point. Aproveite para brincar e deixar ele mais com a sua cara.

Passo 1. Antes de criar a iluminação, precisamos de uma imagem de fundo para o efeito. A imagem abaixo será utilizada apenas por conta de suas cores, mas você pode usar qualquer imagem, desde que a mesma possua luzes e sombras bem definidas (além das cores, é claro), para que o resultado seja satisfatório.

Abra a imagem  (Foto: Reprodução)Abra a imagem (Foto: Reprodução)

Passo 2: Aplicaremos agora o filtro Gaussian Blur (Filter - Blur - Gaussian Blur). A regra é apagar todos os traços da imagem e ficar somente com as cores misturadas.

Gaussian Blur (Foto: Reprodução)Gaussian Blur (Foto: Reprodução)

Passo 3. Adicionaremos agora uma camada de ajuste Color Balance. Para criá-la siga o menu "Layer > New Adjustment Layer > Color Balance".

Em seguida aparecerá a tela de configuração do Color Balance: Shadows / Midtones / Highlights. Para cada um há uma configuração diferente, e é necessário um pouco de experiência em controle de cores para obter um resultado satisfatório. Mexa nos valores até chegar a um resultado satisfatório.

Configuração Color Balance (Foto: Reprodução)Configuração Color Balance (Foto: Reprodução)
Resultado do Color Balance (Foto: Reprodução)Resultado do Color Balance (Foto: Reprodução)

Passo 4. Selecione a "Elliptical Marquee Tool" da barra de ferramentas. Faça uma seleção grande, abrangendo toda a sua tela. O resultado deve ser uma seleção ligeiramente curva que cubra mais da metade da tela.

Seleção da Elliptical Marquee Tool (Foto: Reprodução)Seleção da Elliptical Marquee Tool (Foto: Reprodução)

Passo 5. Agora crie uma nova camada (acima da camada de ajuste de cores Color Balance). Selecione o Pincel na barra de ferramentas (B). Escolha o pincel padrão e, em seguida, altere o tamanho para algo em torno de 200 e 300. Depois, defina o Hardness do Brush para 0 (zero). Escolha a cor branco no primeiro plano e deslize o pincel apenas na borda da seleção que você acabou de fazer. Tente fazê-lo uniformemente em toda a seleção.

Efeito (Foto: Reprodução)Efeito (Foto: Reprodução)

Passo 6. Defina o Blending Mode da layer para "Overlay". Desmarque tudo (Ctrl + D ou Select - Deselect). Agora, com o Free Transform (Ctrl+T), gire a camada de modo que ela fique posicionada quase na vertical do lado direito da tela.

Gire a curva conforme preferir (Foto: Reprodução)Gire a curva conforme preferir (Foto: Reprodução)

Passo 7. Repita os passos 4, 5 e 6, duas ou três vezes. Certifique-se de colocar cada novo feixe de luz em uma nova camada.

Feixes de luz (Foto: Reprodução)Feixes de luz (Foto: Reprodução)

Passo 8. O wallpaper pode ser finalizado aqui, porém para darmos mais efeito, podemos adicionar outro Color Balance nas layers. Para fazer isso, selecione várias de suas camadas de luz (Ctrl + Shift + Clique em uma camada no painel Layers) e adicione uma nova camada de ajuste Color Balance (como fizemos na etapa 3). O Color Balance deverá ficar no topo das camadas de iluminação.

Resultado (Foto: Reprodução)Resultado (Foto: Reprodução)

Este efeito poderá ser feito em diversas tonalidades e cores. Depende apenas da sua criatividade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares