03/06/2011 15h44 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Como criar um cartão de visita com o Adobe Illustrator

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativo necessário: Adobe Illustrator
Número de passos: 9

Neste tutorial criaremos um cartão de visita com o Adobe Illustrator. Ao final, deixaremos o cartão pronto para ser enviado para a impressão.

Quem não tiver muita intimidade com o software, já podemos adiantar que ele é apenas um facilitador, e não o contrário. Com prática e persistência, qualquer pessoa que não entende nada de criação e editoração gráfica poderá finalizar o trabalho que propomos neste tutorial. Basta seguir os passos abaixo.

Passo 1. Com o Adobe Illustrator aberto, clique em "File" e escolha "New". Na tela de configuração do novo documento, escolha para o tamanho, em "Size", o A4, e se preferir, já configure o modo cor, em "Color", para CMYK, que é o padrão das impressoras.

Configurações (Foto: Reprodução)Configurações (Foto: Reprodução)

Passo 2. Faremos o formato de cartão de visita mais utilizado, o 55X95mm, que é também mais fácil de distribuir no tamanho A4. Por isso, devemos definir as margens para que, quando for impresso, haja espaço suficiente para que a pinça da impressora puxe o documento sem cortar a arte. As margens deverão ter 1 cm em cada lado da folha.

Antes de mais nada, no menu "View", escolha "Rules" para habilitar as réguas, para que, com base nelas, possamos puxar as guias de alinhamento. Puxe as guias no topo, na base e nos lados da página, determinando 1 cm de margem.

Habilite as réguas  (Foto: Reprodução)Habilite as réguas (Foto: Reprodução)
Margens (Foto: Reprodução)Margens (Foto: Reprodução)

Passo 3. Na caixa de ferramentas (Toolbox), clique no "Rectangle Tool" (M). Será aberta uma caixa de informações para que possamos determinar o tamanho do shape. Coloque 55 mm de altura e 95 mm de largura, que, como já disse, é o mais utilizado. Posicione-o do lado esquerdo superior da folha.

Cartão (Foto: Reprodução)Cartão (Foto: Reprodução)

Passo 4. Aplicaremos agora o texto. Essa parte até pode ser feita separadamente. Depois, basta movê-lo para dentro do shape retangular, ou seja, o cartão.

Podemos também separar o texto em uma layer exclusiva. Para isso, basta criar a layer antes de selecionar o "Type Tool" (T) na Toolbox e digitar o texto. Isso também pode ser feito também com imagens e outras coisas. É uma ótima opção para se organizar melhor.

Use sua criatividade (Foto: Reprodução)Use sua criatividade (Foto: Reprodução)
Para inserir uma imagem ao documento (Foto: Reprodução)Para inserir uma imagem ao documento (Foto:
Reprodução)

Passo 5. Coloque as informações que achar necessário e distribua-as pelo cartão. Se tiver uma logomarca, insira-a clicando em "File" e depois em "Place". Basta então selecione a imagem da sua logomarca e clicar em OK para abri-la no Illustrator.

 

 

 

 

 

 

Passo 6. Com o cartão criado, vamos agora distribui-lo pela folha. Antes de mais nada observe se o seu cartão está com contorno, e retire-o se tiver. Isso pode empobrecer seu trabalho depois de pronto. Basta selecioná-la e escolher "None" nas cores da Toolbox.

Retire o contorno (Foto: Reprodução)Retire o contorno (Foto: Reprodução)

Passo 7. No menu "Object", em "Transform", podemos encontrar o "Move", onde podemos determinar o deslocamento horizontal ou vertical do cartão. No caso temos um formato A4 de 210X297 mm com margens de 10 mm, então temos 190 mm de área útil para imprimir os cartões. Coloque então no deslocamento horizontal 95 mm e clique em "Copy". Se você clicar em OK o seu cartão apenas de moverá. Clicando em "Copy", será criado uma cópia.

É muito simples a distribuição (Foto: Reprodução)É muito simples a distribuição (Foto: Reprodução)

Passo 8. Para distribuir vertical basta fazer o mesmo processo: selecione os dois cartões e clique em "Object > Transform > Move", porém agora colocaremos o valor 55 mm no campo vertical. Feito isso, clique em "Copy".

Como o Illustrator guarda as informações, não é necessário repetir todo o processo novamente. Basta clicar em "Object > Transform Again" ou apertar as teclas Ctrl + D. Teremos então 10 cartões na página.

Distribua-os também na vertical (Foto: Reprodução)Distribua-os também na vertical (Foto: Reprodução)

Passo 9. Finalmente, aplicaremos as marcas de corte dos cartões. Antes de mais nada, crie uma nova camada layer, e em seguida dê um zoom no canto superior esquerdo da página. Selecione na Toolbox o "Line Segment Tool" (\) e faça a marca na horizontal, tomando cuidado para não encostar a marca de corte no trabalho. Deixe uma distância de aproximadamente 3 mm e com 1 pt de espessura. Feito isso, utilizaremos novamente o Move, como fizemos nos passos 7 e 8, mas lembrando que agora teremos que movê-la verticalmente. Usaremos então 55 mm.

Marcas de corte (Foto: Reprodução)Marcas de corte (Foto: Reprodução)
Agrupe-as (Foto: Reprodução)Agrupe-as (Foto: Reprodução)
Arraste-as (Foto: Reprodução)Arraste-as (Foto: Reprodução)

Passo 10. Demarcado o lado esquerdo da página, selecione todas as marcas e clique em "Object > Group" (Ctrl+G) para agrupá-las. Agora, apertando a tecla Alt no teclado, copiaremos o grupo para o lado direito apenas com o mouse. Para as marcas de corte superior e inferior, basta seguir os passos 8 e 9, porém utilizando 95 mm no "Move".

Marcas de corte verticais (Foto: Reprodução)Marcas de corte verticais (Foto: Reprodução)
Resultado (Foto: Reprodução)Resultado (Foto: Reprodução)

Pronto! O trabalho está pronto para ser impresso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares