Sistemas Operacionais

13/06/2011 19h12 - Atualizado em 08/06/2012 14h47

Como enviar um pacote de "ping" no Mac OS?

Gabriel Subtil
por
Para o TechTudo

Para verificar a conectividade de uma rede, servidor DNS ou gateway, fazer um teste de envio de pacotes com o "ping" pode ser a forma mais simples de se obter a resposta (além de universal, já que todo aparelho que se conecta a internet acaba usando protocolos de ICMP).

Mas infelizmente nem todo suporte, seja particular ou do seu provedor, está capacitado para lhe passar instruções de envio de pacote no Mac OS. Por sua vez, este sistema já vem com um utilitário de rede muito elegante com algumas ferramentas muito úteis, dentre elas o "ping". Descubra como utilizá-la nos próximos passos:

Passo 1. Para iniciar essa aplicação, abra o Finder clique em "Aplicações". Depois, abra a pasta "Utilitários" e acesse a aplicação "Utilitário de rede";

Passo 2. Na janela do Utilitário de Rede, clique na aba "ping";

Passo 3. Digite um endereço de um site ou IP no campo, como por exemplo o http://www.google.com.br;

Passo 4. Selecione o envio de 10 pacotes e mande enviar;

Utilitário de Rede do Mac OS (Foto: Reprodução/Gabriel Subtil)Utilitário de Rede do Mac OS (Foto: Reprodução/Gabriel Subtil)

Ao final do teste mostrará a porcentagem de perda. Obviamente espera-se que "0" seja a resposta, provando que a nossa conectividade até o servidor não possui perdas de pacotes, o que provaria, por exemplo, uma lentidão.

Exemplo prático

Imagine que você está achando a sua internet muito lenta. A primeira coisa à fazer é desligar todos os equipamentos da rede e religá-los para ver se melhora. Se mesmo assim não houver melhora, você pode enviar pacotes de ping para o Gateway ou DNS. Se a resposta da taxa estiver muito alta ou haver muita perda de pacotes, o ideal é ligar para o provedor e comunicar a lentidão.

Em alguns casos você pode também usar outro número DNS, no seu computador ou direto no seu roteador. Devemos lembrar, no entanto, que muitos fatores podem causar lentidão entre você e algum site, como o YouTube, por exemplo, que tem horários de pico com lentidões. Nesse caso não há nada para fazer com o seu provedor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Tagory
    2012-06-05T12:06:14

    Me ajudou Muito