Tablet

27/06/2011 10h18 - Atualizado em 27/06/2014 18h29

Entenda como funciona o iCloud

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O iCloud é o sistema de armazenamento na nuvem da Apple que atua de maneira bastante sofisticada. O serviço funciona no iPhone, iPad e iPod Touch e é bastante simples de ser configurado. Entenda como o iCloud atua, aprenda a configurá-lo em seu iDevice e veja se ele é a ferramenta ideal para salvar seus arquivos.

O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa))O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa)


Armazenamento na nuvem

O conceito-base do iCloud é o armazenamento de arquivos em uma “nuvem”, um servidor online de grande capacidade. Com isso, você não precisa mais do disco rígido do seu aparelho para guardar seus dados. O serviço de nuvem possibilita uma economia de espaço no seu computador ou dispositivo móvel, e permite que seus arquivos sejam acessados por meio de qualquer produto Apple conectado à Internet.

O iCloud sincroniza todos os dispositivos Apple com uma espécie de pasta online gratuita, com 5 GB de espaço, que pode receber fotos, arquivos de texto, contatos e até aplicativos. Ou seja, tudo o que você tem pode ser guardado na nuvem, gratuitamente. Além disso, caso o usuário queira, pode comprar mais espaço para armazenar seus arquivos.

Veja também: Aprenda a bloquear um celular roubado

Configuração em poucos passos

Configurar o iCloud é muito simples. Em seu dispositivo móvel, selecione a opção “Ajustes”. Aqui, há uma opção dedicada somente ao serviço. Ative a nuvem e faça o login com a sua Conta Apple (a mesma usada para comprar aplicativos no iTunes). Com o iCloud habilitado, basta escolher os arquivos que você deseja compartilhar entre todos os seus dispositivos. Existem diversas opções, como e-mails, contatos, calendário, fotos e documentos de dados. 

Também é possível configurar o serviço nos computadores, inclusive no Windows. Basta fazer o download do Painel de Controle do iCloud e instalá-lo. A configuração é semelhante ao que acontece nos dispositivos móveis. Basta inserir seu login e senha da Apple, escolher os produtos que você deseja sincronizar, marcar a caixa “download automático” e pronto. Sempre que você usar o iTunes, todos os arquivos serão enviados para a sua nuvem automaticamente. 

Baixando o Painel do iCloud no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução)Baixando o Painel do iCloud no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução)



Backup

Outro ponto importante do iCloud é o backup de arquivos. O serviço tem um sistema de segurança que, quando ativado, faz a sincronização entre todos os seus arquivos, tanto dos dispositivos móveis quanto os da nuvem. O iCloud faz backup dos aparelhos com iOS via Wi-Fi, sempre que você põe o gadget para carregar.

Seus dados pessoais (incluindo as músicas, apps e livros baixados no iTunes) aparecem no seu dispositivo de maneira automática. Para quem é assinante do iTunes Match, é possível até mesmo baixar toda a biblioteca de música do iCloud. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juliane Costa
    2011-06-27T17:03:57

    Olá Bruno, tudo bem? Não entendi seu comentário, pois me baseei exatamente no site da Apple e também nos vídeos do evento WWDC 2011 para formular o artigo, bem como em vídeos e artigos postados por programadores inscritos do Mac Developer que já possuem acesso a uma versão do iCloud. Qualquer dúvida estamos a disposição.

  • Bruno Barros
    2011-06-27T12:40:29

    É um absurdo que um artigo equivocado como esse tenha sido aprovado pela Globo. O artigo comete o erro brutal de confundir o iCloud da Apple com o antigo iCloud, que hoje chama-se CloudMe. Qualquer pessoa antenada nas notícias de tecnologia sabe que a Apple comprou do iCloud original o direito de usar o nome iCloud, mas os serviços não possuem nada a ver um com o outro. O link do CloudMe (antigo iCloud): http://www.cloudme.com/pt O link do iCloud da Apple: http://www.apple.com/icloud/ Veja que são serviços TOTALMENTE diferentes, mas a autora tratou como se fossem a mesma coisa.