Nível: Avançado
Material: Pen drive e computador com Linux
Passos: 5
Embora atualmente a grande maioria das distribuições Linux já venha com um ótimo suporte a unidades removíveis USB (pendrive), ainda existem equipamentos com versões mais antigas (servidores e maquinas limitadas, são um bom exemplo disso) do Linux instalados. Como consequência, os usuários desses sitemas não usufruem algumas das facilidades dos novos sistemas, como a de simplesmente plugar o pen drive em uma porta USB e automaticamente já ter a unidade montada.

Em um cenário onde não seja possível ter a montagem de disco removível automática, ainda é preciso ter alguns conhecimentos mais avançados para acessar a informação contida no dispositivo. Aprenda como fazer isso seguindo esta dica do TechTudo.
Passo 1. Acesse um terminal como usuário root e crie um diretório em /media com o nome que você preferir. Este diretório será usado para montar o pen drive.
mkdir /media/pendrive
Passo 2. Conecte o dispositivo na posta USB.
Passo 3. Agora é preciso descobrir o nome do dispositivo no Linux. Para isso, digite no terminal:
dmesg |grep removable
O resultado será
sd 4:0:0:0: Attached scsi removable disk sdc
Passo 4. As três ultima letras revelam que o dispositivo foi nomeado como "sdc". A próxima etapa é descobrir quais partições ele tem, para poder montá-las. O commando abaixo, faz isso:
dmesg |grep sdc
O resultado é:
SCSI device sdc: 15646656 512-byte hdwr sectors (8011 MB)
sdc: Write Protect is off
sdc: Mode Sense: 16 07 09 51
sdc: assuming drive cache: write through
SCSI device sdc: 15646656 512-byte hdwr sectors (8011 MB)
sdc: Write Protect is off
sdc: Mode Sense: 16 07 09 51
sdc: assuming drive cache: write through
sdc: sdc1
sd 4:0:0:0: Attached scsi removable disk sdc
Passo 5. A resposta mostra que existe apenas uma partição e ela chama-se "sdc1". De posse das informações do dispositivo, é hora de montá-lo. Digite:
mount /dev/sdc1 /media/pendrive
Pronto! Com esse pequeno procedimento, a unidade de disco removível será disponibilizada e estará pronta para o uso no Linux.