Imagens

20/06/2011 09h42 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Efeito Honeycomb: crie hexágonos abstratos no Photoshop

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Aplicativo Necessário: Adobe Photoshop
Número de passos: 17

Neste tutorial, faremos um efeito Honeycomb, onde criaremos brushs hexágonos e aplicaremos um efeito estilo Bokeh Digital. O efeito é fácil, porém um pouco trabalhoso. Daremos alguns exemplos de cores que foram utilizadas no tutorial, porém não é uma regra segui-las, sendo possível utilizar outras tonalidades.

Passo 1. Crie um novo documento no Photoshop. Neste tutorial, utilizamos o tamanho 2560×1440 px, assim ele poderá ser utilizado como papel de parede.

Passo 2. Preencha o background com um cinza escuro, porém não utilize o preto. No tutorial, a cor utilizada foi #262626.

Tamanho (Foto: Reprodução)Tamanho (Foto: Reprodução)
Cor utilizada #262626 (Foto: Reprodução)Cor utilizada #262626 (Foto: Reprodução)

Passo 3. Selecione a ferramenta Poligon Tool (U) para criar um novo pincel. Preencha de preto.

Siga os passos para criar o pincel (Foto: Reprodução)Siga os passos para criar o pincel (Foto: Reprodução)

Passo 4. Em seguida, vá ao menu "Layer – Layer Style – Bleding Options". Altere o "Fill Opacity" para 50% e, em seguida, selecione "Stroke", altere o tamanho (Size) para 10 px e, em "Position", altere para "Inside". Dessa forma, definimos o contorno interno.

Hexágono (Foto: Reprodução)Hexágono (Foto: Reprodução)

Passo 5. Selecione a camada do Hexágono e vá em "Edit – Define Brush Preset". Renomeie seu pincel se achar necessário e, então, teremos um novo pincel (ou Brush).

Pincel (Foto: Reprodução)Pincel (Foto: Reprodução)

Passo 6. Acesse o menu "Window – Brush (F5)". Selecione seu novo pincel no "Brush Engine" e siga as configurações abaixo sem se preocupar com o tamanho.

Definições do Pincel (Foto: Reprodução)Definições do Pincel (Foto: Reprodução)

Passo 7. Crie uma nova Layer e pinte-a de uma cor gradiente. É possível utilizar o "Layer Style" para preencher e editar as cores da sua Layer. O Blend Mode deverá ser "Overlay" e as cores utilizadas no tutorial foram: Laranja (#d27e34), roxo (#9b3b81), ciano (#1bdeab) e amarelo (#e7dd85). Podemos manter a opacidade (opacity) em 100%.

Gradiente (Foto: Reprodução)Gradiente (Foto: Reprodução)

Passo 8. Criaremos então uma pasta – Layer – New – Group from Layers. Renomeie para Hexagon e altere o "Blend Mode" para "Color Dodge". Em uma camada dentro da pasta, escolha a cor branca e selecione o pincel (brush). Utilize um tamanho grande e pinte a camada.

Nova Pasta (Foto: Reprodução)Nova Pasta (Foto: Reprodução)

Passo 9. Vá em "Filter – Blur – Gaussian Blur" e aplique o raio (radius) de 20 px a essa camada.

Gaussian Blur 20 px (Foto: Reprodução)Gaussian Blur 20 px (Foto: Reprodução)

Passo 10. Crie outra layer (ainda dentro da pasta) e pinte-a novamente, porém desta vez aplique o filtro "Gaussian Blur" de apenas 4 px.

Gaussian Blur 4 px (Foto: Reprodução)Gaussian Blur 4 px (Foto: Reprodução)

Passo 11. Repita o passo anterior, desta vez diminuindo bem o tamanho do pincel e posteriormente aplicando o filtro "Gaussian Blur" de apenas 1 px.

Gaussian Blur 1 px (Foto: Reprodução)Gaussian Blur 1 px (Foto: Reprodução)

Passo 12. Temos então uma noção do efeito. Temos a opção de selecionar a borracha – "Eraser" (E) - com opacity 60% e apagar algumas áreas que possivelmente estejam muito brancas.

Passo 13. Selecione então a pasta, vá ao filtro "Layer – Layer Mask – Reveal all".

Reveal All (Foto: Reprodução)Reveal All (Foto: Reprodução)

Passo 14. Adicione outra pasta com o blend mode "Color Dodge". Selecione um pincel redondo (B). Com o pincel, defina pontos de luz ao trabalho. Você poderá alterar o tamanho, mas evite criar muitos e utilize a cor branca.

Pontos de Luz (Foto: Reprodução)Pontos de Luz (Foto: Reprodução)

Passo 15. Adicione uma camada acima de todas e fora das pastas criadas. Em seguida, preencha essa camada com preto. Selecione a borracha – Eraser Tool (E), de preferência arredondada e grande. Passe-a no centro algumas vezes até que você crie um efeito de vinheta. A idéia aqui é escurecer as bordas do desenho.

Efeito Vinheta (Foto: Reprodução)Efeito Vinheta (Foto: Reprodução)

Passo 16. Agora, com o "Ctrl" pressionado, selecione todas as camadas e duplique-as. Em seguida, vá em "Layers – Merge Layers" para juntá-las em uma única camada. Neste nova camada, aplique o filtro "Gaussian Blur" de 15 px.

Nova Layer (Foto: Reprodução)Nova Layer (Foto: Reprodução)
Gaussian Blur 15 px (Foto: Reprodução)Gaussian Blur 15 px (Foto: Reprodução)

Passo 17. Finalmente, duplique esta nova camada e aplique o Blend Mode "Overley" para a primeira, com opacity 40%. Na segunda, use o Blend Mode "Screen" e opacity 30%.

Definições da Nova Layer (Foto: Reprodução)Definições da Nova Layer (Foto: Reprodução)
Efeito Honeycomb (Foto: Reprodução)Efeito Honeycomb (Foto: Reprodução)
Variação do efeito com círculos (Foto: Reprodução)Variação do efeito com círculos (Foto: Reprodução)

O efeito criado neste tutorial é um efeito abstrato simples, que utiliza filtros básicos, onde pode também ser utilizados círculos e outros formatos de sua preferência, bem como outras cores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Costa
    2011-10-29T20:52:01

    estou com o mesmo problema que o citado abaixo, como faço?

  • Reinaldo Moreira
    2011-07-12T11:43:09

    Não consigo acessar o "Define Brush Preset" quando seleciono a camada...o que devo fazer? Aparecem apenas as opções: 'Define Pattern' e 'Define Custom Shape'.. Obs: Estou usando o PS5.