Internet

17/06/2011 18h52 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Festa virtual no Facebook transforma você e seus amigos em DJs

Ticiano Sampaio
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
App necessário: Turntable.FM
Número de passos: 5

Alguns serviços online e redes sociais já surgem marcados para o sucesso - aquele tipo de coisa na qual você bate o olho e percebe facilmente “isso aqui vai bombar”. Esse é o caso do Turntable.FM, a nova rede social que gira em torno de música e que tem tudo para virar febre.

O site pode ser acessado no endereço www.turntable.fm, mas você só poderá garantir a sua entrada se algum dos seus amigos do Facebook já estiver registrado por lá. Para tentar, basta clicar no botão, no centro da tela, permitindo que o serviço se conecte ao seu Facebook. Se algum dos seus amigos já tiver cadastro no sistema, seja bem-vindo à festa!

Passo 1. A tela inicial apresenta as opções de “Create Room” para que você crie a sua própria sala, “Random Room”, para que você entre em qualquer sala aleatória, além de uma lista de salas sugeridas para você entrar na parte inferior.

Turntable.FM (Foto: Reprodução)Turntable.FM (Foto: Reprodução)

Passo 2. Cada sala possui uma mesa com cinco "turntables" e uma pista de dança, além da interface de interação do site, que permite montar a sua set list, participar de um chat com as pessoas presentes e enviar notificações do que está rolando para o Twitter e para o Facebook.

Passo 3. Caso haja alguma "turntable" livre e você deseje se aventurar como DJ, basta clicar no balão “Play Music”, sobre aquela turntable, e garantir a sua vaga entre os DJs da sala. Uma barra na lateral direita da interface permite criar e organizar a set list com bastante facilidade, o que pode ser feito com músicas do banco de dados do sistema, usando o "search", ou fazendo uploads de arquivos de áudio da sua própria coleção, opções acessáveis pelo botão "Add Songs".

Sala do Turntable. Aperte "Play Music" para começar a discotecar (Foto: Reprodução)Sala do Turntable. Aperte "Play Music" para começar a discotecar (Foto: Reprodução)

Passo 4. Caso queira alterar o seu nome de exibição ou o avatar utilizado, clique no botão “Settings”, no topo da tela, para abrir um menu com essas opções. Alguns avatares só estarão disponíveis para usuários com determinado número de “DJ Points” (detalhe explicado adiante).

Aba "Room Info" (Foto: Reprodução)Aba "Room Info" (Foto: Reprodução)

Passo 5. O botão "Room Info" poderá ser usado a qualquer momento para exibir maiores detalhes sobre a sala em que você se encontra, com a lista das últimas músicas tocadas e as capas dos álbuns que as contém.

Uma vez organizada a sua set list, basta “curtir a festa” e usar as funções da barra lateral para adicionar mais músicas ou alterar a ordem da sua seleção (basta arrastar e soltar). O sistema tocará uma música de um DJ, e então passará a vez para o próximo DJ à direita e voltando, ao término da fila. Enquanto ouvem música, as pessoas se divertem e participam do chat.

Sua popularidade na rede será medida pelo número de usuários que gostaram das faixas que você escolheu e clicaram em “Awesome”, enquanto a música é tocada. E você pode até mesmo ganhar fãs por lá. A pontuação obtida nesse “joguinho” pode ser usada para obter acesso a avatares mais interessantes que você pode usar para representar o seu DJ na rede.

Sala cheia no Turntable (Foto: Reprodução)Sala cheia no Turntable (Foto: Reprodução)

Eventualmente, a reação do público às suas escolhas pode ser negativa. Se muitas pessoas clicarem em “Lame” para expressar insatisfação com a música que você escolheu, você será “gongado”, perdendo a sua vez para o próximo DJ (bem como perder um “DJ Point”).

O Turntable.FM é muito divertido e certamente cairá no gosto daqueles que curtem música, gostam de conversar sobre música e trocar recomendações. O site propicia tudo isso num ambiente divertido e bem humorado. Para experimentar, você pode ir até a sala da Globo.com ou entrar na do TechTudo para testar o seu talento como DJ. Até lá!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares