Tablet

01/06/2011 10h13 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Tire fotos panorâmicas em seu iPhone com o Photosynth

Luanda Pereira
por
Para o TechTudo

Nível: Avançado
Aplicativo necessário: Photosynth
Número de passos: 8

Existem diversos aplicativos que desempenham a mesma função, mas, eis aqui, uma boa solução para tirar fotos panorâmicas com o iPhone, o Photosynth. Essa plataforma da Microsoft, agora disponível também em versão mobile, permite capturar várias partes de um cenário e mescla-las em um grande panorama.

Apesar da praticidade, a utilização do aplicativo requer paciência e um certo conhecimento em fotografia, já que são necessárias muitas fotos para se alcançar o efeito desejado.

O que diferencia o Photosynth dos similares é que você pode fazer panoramas em 360 graus, podendo, obviamente, tirar fotos em todas as direções e não somente para esquerda e direita, como a maioria das ferramentas para essa função.

Para que você consiga fazer um uso excelente desse aplicativo, é importante entender como ele funciona. Os panoramas são formados por várias fotos de um mesmo cenário. Portanto, é necessário que você tire, no mínimo, de 10 a 20 fotos para que o panorama fique bom. Também é importante ter muita paciência e resistência, já que nossos braços farão o papel de um tripé.

Photosynth para iPhone (Foto: Divulgação)Photosynth para iPhone (Foto: Divulgação)

Confira abaixo como utilizar essa bela ferramenta desenvolvida pela Microsoft.

Passo 1. Faça o download do Photosynth para iPhone;

Passo 2. Ao abrir o aplicativo, surge a tela “tap to start“. Aponte para o ponto inicial do seu panorama e clique na tela para começar. Fazendo isso, a primeira foto será tirada;

Photosynth para iPhone (Foto: Reprodução/TechTudo)Photosynth (Foto: Reprodução/TechTudo)

Dica: Na tela há um retângulo que define o tamanho da área das fotos, imagine ele como sendo a lente da câmera. O retângulo ficará vermelho enquanto você não colocar o celular numa posição paralela à foto anterior para tirar a próxima foto, e ficará verde para permitir a captura de uma nova imagem.

Passo 3. Aponte a câmera para a direção da próxima foto. Você escolhe, pode ser à direita, à esquerda, acima ou abaixo da foto anterior;

Passo 4. Ao ouvir o som da câmera, mova o celular para a próxima posição;

Passo 5. Repita os passos 3 e 4 até fotografar toda a área desejada;

Dica: Caso uma foto saia na posição errada ou fora do ângulo por acidente, clique no botão “Undo”, localizado na parte inferior esquerda, para desfazer a ação.

Passo 6. Ao terminar de tirar todas as fotos, clique no botão “Finish“, localizado na parte inferior direita;

Passo 7. Aparecerá a tela “Stitching panorama”, que exibe uma barra de progresso da montagem do seu panorama. Quanto mais fotos tiver, mais demorado será o processo;

Passo 8. Seu panorama está pronto, você pode agora clicar em “Edit properties” (junto ao título provisório “Untitled“) para adicionar um título e configurar um thumbnail. Ao terminar, clique em “Done“.

Depois de concluído o panorama, ele fica disponível no seu álbum de fotos para que você possa realizar as atividades tradicionais e compartilhar suas imagens no Facebook, Bing Maps ou fazer o upload para a rede destinada aos usuários do aplicativo, a Photosynth.net.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares