Sistemas Operacionais

28/07/2011 10h35 - Atualizado em 28/07/2011 10h35

Capture telas do Windows com várias opções de edição

Márcio Althmann
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativos necessários: Snagit
Número de passos: 8

Apesar da captura de imagens ser uma tarefa relativamente simples, por que não torná-la ainda mais fácil e com mais opções? Com a ferramenta Snagit você tem a possibilidade de pré-determinar a melhor forma da captura, podendo também capturar vídeos. Além disso, é possível enviar facilmente o “print” para seu email ou ferramentas do Office.

No passo a passo a seguir, veja como capturar imagens de forma prática, criando edições com inúmeras ferramentas.

Passo 1. Faça o download do Snagit e instale-o em seu computador.

Passo 2. Após executar o programa, determine a forma de captura de sua tela, texto ou vídeo na janela de configurações. Em “Profiles”, escolha o modo de captura. Clique em “Capture” e o Snagit será minimizado com a configuração salva.

Tela de configuração do Snagit (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Tela de configuração do Snagit (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)

Passo 3. Para efetuar a captura, pressione a tecla “Print Screen” do seu teclado.

Passo 4. Depois de capturada, sua imagem será automaticamente aberta no “Snagit Editor”, onde muitas ferramentas para edição poderão melhorar a imagem. Inclua flechas, balões informativos, textos, ou destaque a parte mais importante de várias formas. O Snagit possui uma barra de ferramentas fácil de utilizar.

Snagit Editor (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Snagit Editor (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)
Formas de destaque da imagem (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Formas de destaque da imagem (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)
Destaque sua imagem de várias formas (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Destaque sua imagem de várias formas (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)

Passo 3. Na aba “Hotspots” é possível selecionar parte da imagem ou ela toda e inserir popups informativos e/ou links.

Insira popups e links em sua imagem (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Insira popups e links em sua imagem (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)

Passo 4. Salve sua imagem em vários formatos: PNG, BMP, JPEG, além do formato Snagit, que permite modificar a edição. Também é possível salvar em PDF ou SWF quando a imagem possuir o popup descrito no Passo 3.

Passo 5. Clique na aba “View” para definir como visualizar as imagens a serem editadas.

Escolha como visualizar suas imagens (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Escolha como visualizar suas imagens (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)

Passo 6. Para enviar suas imagens por e-mail, clique em “Email”, na aba “Send”, para abrir automaticamente o Outlook com a imagem em anexo. Porém, se você não utiliza o Outlook, clique em “Outputs”. Uma nova aba será aberta, a “Outputs Proprerties”, onde poderá configurar seu email e até mesmo uma mensagem pré-definida.

Configure seu email (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Configure seu email (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)

Passo 7. Para enviar seus prints para ferramentas do Office como Excel, Word ou Power Point, na aba “Send”, em “Output Accesories”, clique na ferramenta desejada e a imagem será aberta. Observe a imagem abaixo.

Imagem exportada para o Excel (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Imagem exportada para o Excel (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)

Passo 8. Para quem utiliza o Internet Explorer, o Snagit oferece ainda um add-on, localizado na barra do navegador, com seus principais atalhos.

Add-on do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)Add-on do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Márcio Althmann)

Essas são apenas as principais funcionalidades (além da captura de telas) que o Snagit pode oferecer. As muitas opções extras tornam o programa uma excelente ferramenta no auxílio de produção de manuais e documentos informativos, possibilitando a transmissão de informações de forma clara e objetiva.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares