Imagens

18/07/2011 18h26 - Atualizado em 18/07/2011 18h27

Como criar efeitos de luzes espaciais no Photoshop

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

Nível: intermediário
Aplicativo Necessário: Adobe Photoshop
Número de passos: 12

Neste novo tutorial vamos aprender a criar um belo efeito de iluminação. Criaremos um belo cenário com o efeito de luzes espaciais. O resultado poderá ser utilizado como wallpaper, mas seu contexto serve também de base para criação de artes para layouts. Nesse caso, usuários com um pouco mais de prática terão mais de facilidade. Porém, seguindo o passo a passo e com um pouco de paciência, o efeito será criado tranquilamente também por quem está começando.

Passo 1. Crie um novo documento 1440×900 pixels (como mostra a imagem abaixo) e preencha-o com a cor preta.

Novo Documento (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Novo Documento (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 2. Crie uma nova camada – New Layer – Ctrl+Shift+N. Siga para o menu "Layer > Layer Style > Gradient Overlay". Aplique o efeito gradiente com ângulo de 90º e opacidade de 49%, conforme mostrado na imagem.

Configurar Blend Mode (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Configurar Blend Mode (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 3. Crie uma nova camada (Ctrl+Shift+N) e preencha-a com o branco. Aplique o seguinte filtro: Filter > Render > Lighting Effects, alterando o "Styles" para "RGB Style", "Negative" para 60 e "Narrow" para 96. O restante continua com a configuração original. Observe a segunda imagem abaixo.

Preencha a camada com o branco (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Preencha a camada com o branco (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Configurações Lighting Effects (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Configurações Lighting Effects (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 4. Na camada criada anteriormente (Passo3), aplique o filtro "Filter > Blur > Gaussian Blur" e configure-o para 80 pixels. Agora altere o "Blend Mode" para "Overlay". Algumas partes das luzes desaparecerão por enquanto, mas não se preocupe.

Gaussian Blur (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Gaussian Blur (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
FIltro Overlay (Foto: Reprodução/Juliane Costa)FIltro Overlay (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 5. Agora criaremos o efeito das estrelas, já que estamos tratando de um cenário espacial. Para isso, crie uma nova camada e preencha-a com o preto. Altere o "Blend Mode" para "Screen".

Nova camada preenchida com o preto (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Nova camada preenchida com o preto (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Blend Mode Screen (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Blend Mode Screen (Foto: Reprodução/
Juliane Costa)

Passo 6. Ainda na camada "Estrelas", anteriormente criada, aplique o filtro "Filter > Noise > Add Noise". Utilize as seguintes configurações: Amount 10%; Gaussian e Monochromatic; como mostra a imagem. Observe que já é possível visualizar o efeito de estrelas.

 

 

 

 


 

Efeito estrelas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Efeito estrelas (Foto: Reprodução/Juliane Costa)



Passo 7. Finalizando o efeito estrelas, vá até o menu "Image > Adjustments > Levels". Nas configurações "Input Levels", insira os valores 65 / 1.00 / 99, respectivamente. Observe na imagem. Se estiver tudo ok, já teremos as estrelas para o nosso cenário.

 

 

 

 

 

 

Levels (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Levels (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 8. Simularemos agora uma nebulosa. Para isso, crie uma nova camada (Ctrl+Shift+N). Certifique-se que as cores principais são Branco e Preto. Aplique o filtro "Filter > Render > Clouds", certificando-se que as cores Preto e Branco estejam como principais.

Efeito Cloud (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Efeito Cloud (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 9. No menu "Layer > Layer Style > Blending Options", configure o Blend Mode para "Overlay" e, em Gradient Overlay, altere o Blend Mode para "Overlay". No gradiente, escolha as cores ciano/verde/amarelo/vermelho, nessa sequência. Deixe o ângulo 130º e Scale 130º. Compare com a imagem abaixo:

 

 

 

Clique 2x em Gradient para alterar as cores (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Clique 2x em Gradient para alterar as cores (Foto: Reprodução/Juliane Costa)


Passo 10. Mais uma vez, crie uma nova camada e preencha-a com o preto, porém coloque abaixo da última camada criada (Nebulosa - Passo 8). Aplique o filtro "Filter > Render > Lens Flare" com 1% de brilho (Brightness) e 150mm Prime.

Lens Flare (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Lens Flare (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Passo 11. Criaremos agora os raios de luz. Novamente, uma nova camada deve ser criada, e deve ser posicionada acima da anterior (Passo 10). Selecione a ferramenta "Rectangular Marquee Tool" (M) e crie um retângulo a partir do meio do documento (horizontalmente). Observe a imagem.

 

 

 

 

Seleção (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Seleção (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Selecione um pincel branco, com um tamanho grande (aproximadamente 800 px) e clique em algumas partes do colorido.

Passo 12. Pressione Ctrl+J e duplique a seleção anterior. Para que possamos alterar seu tamanho, vamos convertê-la em "Smart Object" (Layer > Smart Object). Clicando em Ctrl+T, poderemos transformá-lo, alterando seu tamanho. Duplique-os e mova-os de forma que se torne um “A”. Por último, altere a opacidade para 80%.

Smart Objects (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Smart Objects (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Resultado (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Resultado (Foto: Reprodução/Juliane Costa)

Neste trabalho, podem ser alteradas a opacidade de luz e utilizadas cores diferentes, de acordo com sua preferência. É interessante notar as alterações que os filtros podem causar, bem como as opções de máscaras (Blending Options). O trabalho não é tão simples e rápido, mas é bem satisfatório. Basta um pouco de paciência para criar um belíssimo efeito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Viana
    2011-07-20T10:50:48

    Muito show o passo-a-passo coloca mais dicas sobre photoshop por favor eu sou leigo nisso seria legal se techtudo coloca-se mais dicas e tb do corel draw!! parabéns!!