08/07/2011 16h26 - Atualizado em 14/07/2011 06h37

Converta a extensão de suas fontes rapidamente

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Número de passos: 4

Grande parte das fontes que utilizamos ao escrever um texto estão no formato TrueType (*.ttf) ou OpenType (*.otf). Isso não causa problemas se você precisar instalá-las para uso local, já que os sistemas operacionais mais utilizados suportam essas fontes. O problema começa na hora de utilizá-las na web.

Com o atributo font-family no CSS é possível definir a fonte a ser utilizada em um texto numa página web. Porém, se o usuário não tiver a fonte instalada, a página não será exibida como você imaginou.

Com a diretiva @font-family é possível fazer o navegador do usuário baixar a fonte e, então, exibí-la corretamente. O problema é que determinadas versões de alguns navegadores, como o Internet Explorer, suportam somente um formato de fonte, o Embedded OpenType (*.eot).

Então... como resolver o problema? Fácil: utilize o Online Font Converter!

Online Font Converter (Foto: Reprodução)Online Font Converter (Foto: Reprodução)

 

Passo 1. Faça um cadastro no Online Font Converter. O cadastro não é obrigatório, mas traz a vantagem de ser notificado quando a conversão da fonte for concluída. Clique no link de ativação recebido por e-mail e escolha uma senha para acessar o serviço.

Passo 2. Entre em My Fonts e marque a caixa “Yes, the fonts I'm uploading are legally eligible for font conversion” para continuar.

Passo 3. Clique no botão “Select fonts” para continuar. Selecione as fontes que deseja converter e faça o upload para o serviço. É possível enviar vários arquivos de uma só vez. No Windows, as fontes do sistema estão disponíveis no diretório C:\Windows\Fonts. Em uma distribuição Linux, procure pelas fontes na pasta /usr/share/fonts.

Passo 4. O Online Font Converter suporta vários formatos: .pdf, .dfont, .eot, .otf, .pfb, .tfm, .pfm, .suit, .svg, .ttf, .pfa, .bin, .pt3, .ps, .t42, .cff, .afm, .ttc e .woff. Agora é só clicar no formato desejado e baixar sua fonte!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares