Produtividade

25/07/2011 19h41 - Atualizado em 19/09/2016 14h50

Como criar desenhos online com o Google Docs Drawing

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

O Google Drawing é uma ferramenta de desenhos e faz parte do Google Docs. Com ele é possível criar desenhos online utilizando formas, figuras e textos, enriquecendo suas apresentações e documentos, já que também é possível salvar ou simplesmente copiar tudo para uma apresentação no Power Point, por exemplo.

Como os demais utilitários do Google Docs, o Drawing é facilmente editado online, o que facilita sua utilização a partir de qualquer computador, desde que possua acesso à internet e esteja logado em sua conta Google.

Criando um desenho (Foto: Reprodução)Criando um desenho (Foto: Reprodução)Para a criação

Passo 1. Antes de mais nada, acesse sua conta Google e, posteriormente, seu Google Docs. No Google Documents, clique em Create New / Drawing, como mostra a imagem ao lado.

Será mostrada a área de trabalho do Google Drawing (abaixo), com menus e uma barra de ferramentas muito familiar e fácil de utilizar.

Passo 2. Insira objetos, linhas e setas no seu documento através do menu Insert localizado na barra de ferramentas. Observe abaixo algumas opções do menu "Insert".

 

Menu e barra de ferramentas (Foto: Reprodução)Menu e barra de ferramentas (Foto: Reprodução)

- Line/Linhas – arraste de uma extremidade à outra e crie uma nova linha.
- Arrow/Seta – posicione o final da seta e arraste até seu início. Na barra de ferramentas é possível alterar sua cor, tamanho e formato.
- Scribble/Rabisco – clique no ponto de partida e arraste criando uma espécie de rabisco livre. Clique novamente para finalizar.
- Polyline/Polilinhas – crie formas livres a partir das linhas. Clique para iniciar, arraste, e clique novamente para finalizar.
- WordArt – crie textos estilizados. Basta digitar o texto e clicar em "Enter", editando cor e forma na barra de ferramentas.
- TextBox/Caixa de Texto – digite seu texto e clique em "Enter".
- Image/Imagem – insira imagens do seu computador, URL, pesquisa no Google ou álbum do Picasa. Atenção: apenas .jpg, .png e .gif (não animados) com no máximo 2000 mp ou 2 mb.
- Shapes/Formas – insira as mais diversas formas para criação de diagramas, fluxogramas e organogramas.

Crie desenhos e diagramas (Foto: Reprodução)Crie desenhos e diagramas (Foto: Reprodução)

 

Ferramentas do Google Drawing (Foto: Reprodução)Ferramentas do Google Drawing (Foto: Reprodução)

Passo 3. Copie seu trabalho através do clipboard web. Ele será associado à conta Google para ser colado futuramente em apresentações ou documentos, até mesmo em outro computador. Ou seja: o documento é copiado e, até ser "colado", fica armazenado na opção "Colar", mesmo se você fizer logoff. 

Passo 4. Para realizar essa tarefa, selecione o que você quer copiar futuramente no próprio trabalho (ou ele todo) para colar em apresentações ou documentos do Google Docs. Clique em "Copy Shape to web clipboard".

Copie para colar futuramente (Foto: Reprodução)Copie para colar futuramente (Foto: Reprodução)

Observe que uma cópia ficará armazenada no menu do "Web Clipboard" para ser colada posteriormente.

Passo 5. Permita a visualização e/ou edição do seu trabalho compartilhando-o com seus contatos por meio do botão "Share", localizado no canto superior direito da tela. Também é possível iniciar um chat com o contato que estiver editando o documento no mesmo momento, mas para isso é necessário ter o Adobe Flash Player 8 instalado. O chat aparecerá do lado direito da tela, mostrando quem está visualizando.

Compartilhamento e visualização (Foto: Reprodução)Compartilhamento e visualização (Foto: Reprodução)

Passo 6. Publique seu trabalho para que todos possam ver e obtenha um link para que você possa compartilhá-lo. Clique na seta ao lado direito do botão "Share", mostrado no passo anterior e, em seguida, clique em "Publish to the Web".

Publicação (Foto: Reprodução)Publicação (Foto: Reprodução)

É muito simples criar e compartilhar seu trabalho, e o aplicativo ainda possui alguns atalhos que também funcionam e agilizam o trabalho:
- Shift+click – seleciona vários objetos;
- Ctrl+A – seleciona todos;
- Ctrl+G – agrupar;
- Ctrl+C - copiar;
- Ctrl+V - colar;
- Ctrl+Z - desfazer;

Também é possível realizar download para sua máquina e em vários formatos.

Apesar do serviço não ser uma novidade, é sempre importante destacar, pois suas funcionalidades podem ajudar bastante e, com certeza, nem todos o conhecem, ou mesmo não tiveram curiosidade de procurá-lo. Abaixo, um vídeo que mostra um pouco mais do Google Drawing.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares